Exposição Fotográfica “Primeiro Plano” chega a Presidente Médici
Com o Plenário do Tribunal do Júri lotado e mais de três horas de debate, servidores e convidados da Comarca de Presidente Médici prestigiariam a exposição fotográfica “Primeiro Plano” e a exibição do filme “Quem matou Eloá”. A juíza, Elisângela Frota Araújo Reis, fala da importância do projeto, que permite dialogar com a sociedade a respeito da violência contra mulher.
A palestra e mediação do debate foram realizadas pelo psicólogo do núcleo psicossocial de Porto Velho, Cristiano de Paula, que alertou sobre os inúmeros casos de violência contra a mulher que chegam ao Judiciário todos os dias.
A exibição do filme é uma atividade complementar realizada no dia da abertura da exposição fotográfica “Primeiro Plano” nas comarcas contempladas. Por um lado, o filme denuncia uma situação que vitimiza a mulher, por outro a exposição empodera mulheres que superaram dificuldades e lutam cotidianamente pelo reconhecimento de seus direitos.
A mostra, formada por dez quadros, retrata doze mulheres protagonistas que, com seus exemplos, contribuem para conscientização sobre o papel da mulher na sociedade moderna. São mulheres notáveis e, ao mesmo tempo, comuns, que espelham a luta diária por oportunidades iguais, pelo tratamento digno e pelo fim de qualquer tipo de violência. Por meio de suas atitudes e trajetórias se colocam em primeiro plano, justamente para lembrar que devem ser respeitadas, nos seus diferentes papéis.
Sinopse
Em 2009, Lindemberg Alves, de 22 anos, invadiu o apartamento da ex-namorada Eloá Pimentel, de 15 anos, armado, mantendo-a refém por cinco dias. O crime foi amplamente transmitido pelos canais de TV.
“Quem Matou Eloá?” traz uma análise crítica sobre a espetacularização da violência e a abordagem da mídia televisiva nos casos de violência contra a mulher, revelando um dos motivos pelo qual o Brasil é o quinto no ranking de países que mais matam mulheres.
Ficha Técnica
Entrevistados: Ana Paula Lewin, Analba Teixeira, Augusto Rossini, Elisa Gargiulo e Esther Hamburger
Direção: Lívia Perez
Produção Executiva: Giovanni Francischelli
Direção de Produção: Fernanda De Capua
Direção de Fotografia: Cris Lyra
Som Direto: Clara Cervantes
Montagem: Cristina Müller e Lívia Perez
Trilha Sonora: Julia Teles
Direção de Arte: André Menezes
Apoio Cultural: Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo
Realização: DOCTELA
Assessoria de Comunicação Institucional