Primeira magistrada do Estado de Rondônia completa 15 anos como desembargadora
Ivanira Feitosa recebe homenagem em seu gabinete
Magistrada oriunda do primeiro concurso para juízes do Tribunal de Justiça de Rondônia, Ivanira Feitosa completa nesta quarta-feira, dia 18 de maio, 15 anos como desembargadora do Poder Judiciário de Rondônia. Apesar de não ter sido a primeira desembargadora a compor a corte, foi a primeira juíza de carreira a ascender ao 2º grau.
Ivanira Feitosa seguiu uma trajetória de grande destaque, sendo respeitada e reverenciada como eminente magistrada da área criminal, com decisões sempre citadas e elogiadas pelos mais diversos segmentos jurídicos.
Componente da 1ª Câmara Criminal, exerce papel de liderança, assumindo sempre uma posição cortez diante das partes. “Temos sempre que ter em mente o jurisdicionado, que merece toda a nossa atenção e o nossa consideração, principalmente em nossa área, na qual as pessoas estão enfrentando situações difíceis. São pessoas que estão nos processos, por isso a importância de buscar o humanismo nas questões que são submetidas”, ressaltou a desembargadora aos servidores do seu gabinete, durante a homenagem que fizeram para marcar a data especial. Um vaso de orquídea e um cartão foram entregues a ela, que agradeceu a colaboração de todos pelo comprometimento com o trabalho.
Como pioneira na magistratura, serve de inspiração para vários magistrados, que a consideraram como madrinha. “Ivanira Feitosa é também referência para as juízas do Poder Judiciário de Rondônia, que enxergam na desembargadora um exemplo de conquista da mulher no espaço jurídico”, lembrou o presidente do TJRO, desembargador Sansão Saldanha.
Já em clima de despedida - protocolou recentemente sua aposentadoria, que deverá ser oficializada a partir do final de junho – Ivanira declarou que completa 32 anos na carreira e 15 anos como desembargadora com o mesmo entusiasmo do início, porém com a experiência e a sabedoria que a dedicação ao trabalho lhe deu.
“Eu acredito que cumpri a minha missão. Sempre com muito amor, zelo, responsabilidade, comprometimento. Espero que essa equipe tenha aprendido alguma coisa, sobretudo vestir a camisa do Judiciário”, disse a desembargadora reconhecendo o esforço e cooperação de todos. “Espero ter contribuído para o crescimento profissional de vocês e, também, espero ter deixado um legado aos magistrados que vierem depois de mim”, acrescentou.
Carreira
Natural de Antenor Navarro, Paraíba, Ivanira Feitosa formou-se em direito pela Universidade Federal do Maranhão. Veio para Rondônia em 1977 e logo se tornou advogada do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA.
Tomou posse no dia 2 de janeiro de 1984 como juíza de direito de 1ª Entrância na comarca de Espigão do Oeste.
Passou pelas comarcas de Guajará-Mirim (1985/1986), Pimenta Bueno (1986/1987) e Porto Velho (1987/1994), onde ocupou a 3ª Vara Criminal e Vara de Delitos de Trânsito. Também foi responsável pela instalação e estruturação do primeiro Juizado Especial Criminal na capital e coordenadora dos Juizados Cíveis e Criminais.
Pelo critério de Merecimento ascendeu ao cargo de desembargadora do Tribunal de Justiça em 18/05/2001, vaga decorrente da aposentadoria do desembargador Antônio Cândido de Oliveira.
Pós-Graduada em Direito Penal pelas Universidades Federais de Rondônia e Minas Gerais, Ivanira ainda ocupou cargos de juíza auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça de Rondônia, no biênio 2000/2001: foi corregedora-geral de Justiça, no biênio 2006/2007; membro do Colégio Recursal do Juizado Especial Cível - 1994/1996; vice-presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Rondônia, membro do Tribunal Regional Eleitoral/RO, no biênio 2004/2005, corregedora-geral do Tribunal Regional Eleitoral/RO, no biênio 2008/2009, e presidente do Tribunal Regional Eleitoral, no biênio 2012/2013.
Assessoria de comunicação Institucional