Será nesta sexta-feira o seminário alusivo ao Dia Nacional da Adoção
Todos os anos o tema da adoção ganha destaque no mês de maio, com a data nacional de mobilização, dia 25. Em Porto Velho, a data escolhida por diversos parceiros da rede de proteção à criança será nesta sexta-feira, dia 20 de maio, às 19h, com a realização do Seminário “Adoção na Contemporaneidade: questões legais e psicossociais”, evento promovido pelo Poder Judiciário de Rondônia, Ministério Público, Prefeitura de Porto Velho e Grupo de Apoio à Adoção, com o objetivo de debater e ampliar a abordagem sobre a adoção nos dias atuais.
Aberto ao público, contará com a participação de pais adotantes e profissionais que atuam na área. O debate será mediado pela Comissão Judiciária Estadual de Adoção (CEJA), a qual funciona junto à Corregedoria-Geral de Justiça.
Entre os temas, “Adoções necessárias na justiça”, “Da família biológica à adotiva”, “A criança que espera por uma família”, “A chegada do filho adotivo”, “Adoção de grupos de irmãos”, que serão abordados agentes diretamente envolvidos com o processo de adoção, tais como o juiz de Direito Dalmo Antônio de Castro Bezerra, titular do 2º Juizado da Infância e da Juventude de Porto Velho, o promotor de Justiça Marcos Tessila, da Promotoria da Infância e da Juventude de Porto Velho, Alanderson Pereira, psicólogo do Serviço de Atendimento Institucional da Secretaria Municipal de Assistência Social, Cristiane Zemuner, do Grupo de Apoio à Adoção, e Emeriana Silva, Assistente Social da Seção de Colocação Familiar do 2º JIJ-PVH.
Também está na programação a exibição de um vídeo de sensibilização, com depoimentos de famílias envolvidas. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas na hora do evento. O TJRO emitirá certificado aos participantes.
Assessoria de Comunicação Institucional