Notícias do TJRO
 
20/05/2016 14:06

2º Juizado da Infância integrou programação do 18 de Maio em Porto Velho

facabonito

Para lembrar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Rede Municipal de Enfrentamento à Violência contra a Criança e o Adolescente, da qual faz parte o 2º Juizado da Infância e Juventude de Porto Velho, promoveu na última quarta-feira, 18 de maio, um seminário de capacitação para profissionais que atuam nas áreas de educação, saúde, segurança e assistência social, sobre a importância do trabalho em rede e a notificação quando identificados casos de abuso e exploração sexual envolvendo crianças e adolescentes.

facabonito5

O evento ocorreu no auditório do edifício-sede do Ministério Público do Estado de Rondônia, por meio do Centro de Apoio Operacional da Infância e da Juventude (CAOP-INF), um dos integrantes da Rede Municipal, que reúne vários órgãos, como Tribunal de Justiça, órgãos do Poder Executivo, Legislativo, Igreja e sociedade civil.

facabonito3Durante o evento, ocorreu um ciclo de palestra com os seguintes temas: Histórico da violência sexual contra crianças e adolescentes em Rondônia, com a assistente social Denise Campos; A importância do trabalho em rede e a notificação quando identificada violência, com o Promotor de Justiça da Infância e Juventude, Marcos Tessila; A abordagem a crianças e adolescentes vítimas de violência sexual, com Marcos Paulo Soares da Silva, Psicólogo do 2º Juizado da Infância e da Juventude de Porto Velho; O fluxo do atendimento às vítimas de violência sexual na maternidade Mãe Esperança, com a assistente social Karígina Suely de Oliveira Gomes.

facabonito2Ainda no dia 18, o 2º Juizado da Infância e da Juventude participou de pit stop promovido pelos cursos de psicologia e serviço social das Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA. No dia 23 de maio ocorrerá palestra para comunidade do município de Candeias do Jamari ao qual  será ministrada pela assistente social da seção de assessoramento psicossocial do 2º Juizado da Infância e da Juventude sobre Violência Sexual.

Só em 2015, no Disque Denúncia, foram registradas 231 denúncias de casos de violência sexual contra crianças e adolescentes em Rondônia. Destes, 92 foram em Porto Velho.


Assessoria de Comunicação Institucional

Com informações da assessoria do MP

  • Compartilhar esta matéria