Alunos da Emeron de Ji-Paraná participam de audiência simulada
A atividade faz parte da disciplina Direito Constitucional
Os acadêmicos da Especialização em Direito para a Carreira da Magistratura da subseção de Ji-Paraná participaram de uma audiência simulada no dia 21 de maio. A atividade faz parte da disciplina Direito Constitucional.
Os alunos simularam uma audiência de instrução e julgamento de um caso de ação indenizatória promovida por um apenado contra o Estado e ao final construíram uma sentença para a lide. “A pós-graduação exige a construção de um conhecimento mais profundo, que, muitas vezes, fica apenas na teoria. Ao trazer questões mais complexas para o dia a dia, como a utilizada no exercício simulado, os alunos têm a oportunidade de refletir sobre essas situações e exercitarem seus conhecimentos sobre elas”, afirmou a professora da disciplina, juíza Larissa Pinho.
Para a aluna Amanda Santos, a atividade auxilia na preparação para a realidade profissional. “Vivenciar a teoria em uma situação real nos oferece uma visão mais ampla dos casos. Fazer a arguição prática foi totalmente diferente de estudar o caso, apenas lendo a peça. Ao conhecer as partes e ao ouvi-las eu pude aprender mais sobre o caso e modificar meu entendimento sobre a questão. Foi um aprendizado muito maior”, finalizou Amanda.
A atividade, realizada no Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) do Centro Universitário de Ji-Paraná, contou com a participação dos alunos Paulo Nascimento, representando o juiz; Íria Kellen, como Assessora e Oficial de Justiça; Amanda Santos no papel de Defensora Pública; Hebert Rezende representando o Assessor da Defesa; Greisson Salamon e Emília Canuto, como Procuradores do Estado; e Uélica de Oliveira, no papel de Promotora de Justiça.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron