TJ de Rondônia usa sistema na internet para concurso de remoção
PSPR foi desenvolvido pela Informática do TJRO e permite que candidatos acompanhem a lista de classificação atualizada diariamente
A inscrição é feita pela internet. Com as regras definidas pela instituição, os servidores acessam o sistema, preenchem as informações básicas e, no dia seguinte, já fazem parte de lista com a classificação onde figuram os candidatos para vagas de técnicos e analistas judiciários nas comarcas do Estado. O sistema do Processo Seletivo Permanente de Remoção (PSPR) para servidores do Poder Judiciário de Rondônia gerencia em tempo real a seleção dos interessados em mudar a lotação entre comarcas. Mais rapidez, transparência e economia de recursos e tempo.
Já no primeiro dia de funcionamento, houve 41 inscrições, sendo que cada servidor pode se inscrever para até três comarcas, independentemente se houver vaga disponível. Para acessar o sistema é preciso entrar na área restrita do Portal do Servidor do TJRO - lá o link para a PSPR está disponível. Na tela inicial, informação como a Resolução n. 014/2016-PR, que criou o PSPR e foi publicada no dia anterior ao início do funcionamento do sistema.
Ágil, o sistema já identifica, a partir do momento do acesso, se o servidor não está na lista de impedimentos, como estágio probatório ou que tenham sido removidos nos últimos 24 meses, entre outras questões. Com essa análise, feita automaticamente, inscrições erradas ou indevidas são evitadas na fase de admissibilidade, como a comprovação de tempo de serviço e escolaridade já são atualizadas de acordo com a informação que já consta no banco de dados do Departamento de Recursos Humanos do TJRO (DRH). A lista de classificação é atualizada diariamente e os prazos estão definidos na resolução.
Na medida em que o departamento identifica as vagas para remoção, a listagem com os candidatos às vagas em cada comarca é utilizada como classificação para o concurso interno. Gastos evitados e o acúmulo de papéis foram deixados no passado, com a diminuição da burocracia e a transparência na Administração Pública, benefícios que conferem ao sistema PSPR, confiabilidade e a eficiência planejadas.
A ideia surgiu no DRH, que identificou a necessidade e atuou com o subsídio de informações técnicas para a estruturação da ferramenta. A partir de atuação das Divisões de Pessoal (Dipes) e Desenvolvimento e Capacitação (Decap), a Divisão de Sistemas Administrativos da Coordenadoria de Informática transferiu para a linguagem dos computadores a solução para a demanda. Como a ferramenta é permanente, outras aplicações e melhorias poderão ser apresentadas no sistema para o futuro, com o objetivo de melhorar ainda mais o processo seletivo interno no Judiciário de Rondônia.
Para o presidente do TJRO, desembargador Sansão Saldanha, o principal objetivo do processo seletivo de remoção é garantir aos servidores o pleno direito ao desenvolvimento pessoal e ao exercício das atividades laborais de forma a convergir a necessidade da instituição à disposição pessoal de cada um. Sempre com o interesse público como princípio norteador institucional, o presidente acredita que o servidor e o Judiciário têm atendidas suas demandas.
Assessoria de Comunicação Institucional