TJRO investe em gestão e desenvolvimento de competências nos recursos humanos
Em 2016, mais um ciclo de avaliação do Programa de Gestão por Competências, implantado em 2011 no TJ de Rondônia
“No centro da instituição estão as pessoas”. Atento à necessidade de desenvolvimento dos recursos humanos do Poder Judiciário do Estado de Rondônia, o Departamento de Recursos Humanos do Tribunal de Justiça (DRH) realizou nesta quarta-feira, 08/06, a palestra “Os desafios da gestão por competências no TJRO”, ministrada pelo Consultor Renan de Marchi Sinachi. O objetivo foi apresentar o alinhamento das atividades desenvolvidas no programa de gestão de pessoas no Judiciário rondoniense e os resultados dos ciclos de avaliação realizados nos anos anteriores, além de um levantamento de expectativas para execução do ciclo avaliativo de 2016.
Todo o sucesso do Tribunal de Justiça deve-se ao trabalho de servidores e magistrados”, disse o presidente do TJRO, desembargador Sansão Saldanha, aos cerca de 200 servidores em cargos de direção e funções de liderança, que foram convidados para participação no evento de formação. “Temos que dispor das melhores tecnologias também na gestão de pessoas”, defendeu Saldanha.
Responsabilidades
Para o presidente, é preciso criar um ambiente propício ao desenvolvimento dos serviços prestados pelos agentes do Judiciário, pois, como lembrou o desembargador, “todos aqui temos responsabilidades quanto à gestão”. Ao destacar a gama de serviços prestados pela Justiça e a expectativa/demanda da sociedade quanto à sua realização, no tempo adequado e com a qualidade necessária, o presidente do TJRO reforçou a importância dos servidores nesse contexto: “a base de tudo isso são as senhoras e os senhores!”.
Sem colaboração e participação não se chega a lugar nenhum, conforme argumentou o desembargador, que agradeceu aos presentes e deu boas-vindas ao palestrante. O desembargador acompanhou grande parte da palestra, além de ter participado de uma apresentação feita no dia anterior por Marchi a desembargadores do TJRO. Além de Sansão Saldanha, também participaram da mesa de abertura do evento o juiz de Direito Álvaro Kalix Ferro, o secretário administrativo do TJRO, Jean Carlo Silva dos Santos, e a diretora do DRH, Jeiele Eline Castro.
Competências
Gestão por Competências é um modelo gerencial de recursos humanos contemporâneo. No TJRO, desde 2011, o GpC foi implantado, já tendo sido realizados ciclos avaliativos anuais de 2013 a 2015. Este ano, mais uma vez, líderes e liderados farão avaliações a autoavaliações com o objetivo de identificar lacunas entre os conhecimentos e habilidades de cada um e as necessidades de qualificação para as funções na estrutura da administração.
O programa de Gestão por Competências “profissionaliza” a gestão de recursos humanos e coloca as pessoas certas nos lugares certos, na medida em que mapeia o que é preciso saber para exercer determinada atividade. Por outro lado, também identifica nas pessoas quais as habilidades e conhecimentos que têm, para estimular com mais formação e informação o desenvolvimento desses recursos humanos. Assim, as pessoas são preparadas para os desafios que a instituição as impõe no dia a dia.
Resolução 120
Após fazer a apresentação do currículo do palestrante, a diretora do DRH lembrou que a Resolução CNJ n. 192/2014, do Conselho Nacional de Justiça, que instituiu a Política Nacional de Formação e Aperfeiçoamento dos Servidores do Judiciário, define que os tribunais devem identificar as competências funcionais (conhecimento, habilidade e atitude) a serem desenvolvidas nos servidores.
Facilitador
Renan de Marchi Sinachi é consultor, palestrante internacional e facilitador de treinamentos no Brasil e no exterior. Graduado em Marketing com MBA em Gestão de Pessoas pela FGV, com extensão em Pedagogia de Adultos e Psicologia Social, além de especialização em Comunicação e Negociação. É autor do capítulo “Gestão por Competências: da Teoria para a Prática” do livro “Gestão por Competências no Setor Público”.
Frequentemente consultado pela imprensa nacional em questões de RH e o universo corporativo, é especialista em Gestão por Competências na Metodologia do Inventário Comportamental, nas áreas de Gestão Estratégica e Desenvolvimento de Pessoas, com atuação em todo o Brasil e no exterior em empresas públicas e privadas, além de tribunais estaduais e federais.
Assessoria de Comunicação Institucional