Notícias do TJRO
 
08/06/2016 16:59

TJRO investe em gestão e desenvolvimento de competências nos recursos humanos

Em 2016, mais um ciclo de avaliação do Programa de Gestão por Competências, implantado em 2011 no TJ de Rondônia

gpc-fot3-080616

“No centro da instituição estão as pessoas”. Atento à necessidade de desenvolvimento dos recursos humanos do Poder Judiciário do Estado de Rondônia, o Departamento de Recursos Humanos do Tribunal de Justiça (DRH) realizou nesta quarta-feira, 08/06, a palestra “Os desafios da gestão por competências no TJRO”, ministrada pelo Consultor Renan de Marchi Sinachi. O objetivo foi apresentar o alinhamento das atividades desenvolvidas no programa de gestão de pessoas no Judiciário rondoniense e os resultados dos ciclos de avaliação realizados nos anos anteriores, além de um levantamento de expectativas para execução do ciclo avaliativo de 2016.

Todo o sucesso do Tribunal de Justiça deve-se ao trabalho de servidores e magistrados”, disse o presidente do TJRO, desembargador Sansão Saldanha, aos cerca de 200 servidores em cargos de direção e funções de liderança, que foram convidados para participação no evento de formação. “Temos que dispor das melhores tecnologias também na gestão de pessoas”, defendeu Saldanha.

Responsabilidades

gpc-fot1-080616Para o presidente, é preciso criar um ambiente propício ao desenvolvimento dos serviços prestados pelos agentes do Judiciário, pois, como lembrou o desembargador, “todos aqui temos responsabilidades quanto à gestão”. Ao destacar a gama de serviços prestados pela Justiça e a expectativa/demanda da sociedade quanto à sua realização, no tempo adequado e com a qualidade necessária, o presidente do TJRO reforçou a importância dos servidores nesse contexto: “a base de tudo isso são as senhoras e os senhores!”.

Sem colaboração e participação não se chega a lugar nenhum, conforme argumentou o desembargador, que agradeceu aos presentes e deu boas-vindas ao palestrante. O desembargador acompanhou grande parte da palestra, além de ter participado de uma apresentação feita no dia anterior por Marchi a desembargadores do TJRO. Além de Sansão Saldanha, também participaram da mesa de abertura do evento o juiz de Direito Álvaro Kalix Ferro, o secretário administrativo do TJRO, Jean Carlo Silva dos Santos, e a diretora do DRH, Jeiele Eline Castro.

Competências

Gestão por Competências é um modelo gerencial de recursos humanos contemporâneo. No TJRO, desde 2011, o GpC foi implantado, já tendo sido realizados ciclos avaliativos anuais de 2013 a 2015. Este ano, mais uma vez, líderes e liderados farão avaliações a autoavaliações com o objetivo de identificar lacunas entre os conhecimentos e habilidades de cada um e as necessidades de qualificação para as funções na estrutura da administração.

O programa de Gestão por Competências “profissionaliza” a gestão de recursos humanos e coloca as pessoas certas nos lugares certos, na medida em que mapeia o que é preciso saber para exercer determinada atividade. Por outro lado, também identifica nas pessoas quais as habilidades e conhecimentos que têm, para estimular com mais formação e informação o desenvolvimento desses recursos humanos. Assim, as pessoas são preparadas para os desafios que a instituição as impõe no dia a dia.

Resolução 120

Após fazer a apresentação do currículo do palestrante, a diretora do DRH lembrou que a Resolução CNJ n. 192/2014, do Conselho Nacional de Justiça, que instituiu a Política Nacional de Formação e Aperfeiçoamento dos Servidores do Judiciário, define que os tribunais devem identificar as competências funcionais (conhecimento, habilidade e atitude) a serem desenvolvidas nos servidores.

Facilitador

Renan de Marchi Sinachi é consultor, palestrante internacional e facilitador de treinamentos no Brasil e no exterior. Graduado em Marketing com MBA em Gestão de Pessoas pela FGV, com extensão em Pedagogia de Adultos e Psicologia Social, além de especialização em Comunicação e Negociação. É autor do capítulo “Gestão por Competências: da Teoria para a Prática” do livro “Gestão por Competências no Setor Público”.

Frequentemente consultado pela imprensa nacional em questões de RH e o universo corporativo, é especialista em Gestão por Competências na Metodologia do Inventário Comportamental, nas áreas de Gestão Estratégica e Desenvolvimento de Pessoas, com atuação em todo o Brasil e no exterior em empresas públicas e privadas, além de tribunais estaduais e federais.


Assessoria de Comunicação Institucional


  • Compartilhar esta matéria