TJRO institui Plano Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação
Por meio do ato 25/2016, publicado no último dia 10/06, o Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia instituiu o Plano Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação (Petic) e o Plano de Trabalho para atendimento aos critérios estabelecidos na Resolução n. 211, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O documento define uma série de macrodesafios, metas, projetos e planos de ações que serão observados no desenvolvimento das atividades cotidianas de técnicos e analistas que trabalham na área de informática da Justiça rondoniense.
O principal resultado a ser buscado é a disponibilização de soluções aos usuários com qualidade e presteza. Desta forma, o TJRO irá garantir a tecnologia necessária para que o Poder Judiciário cumpra sua função institucional. Para o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Sansão Saldanha, o Plano de Tecnologia do TJRO é um instrumento para o aprimoramento institucional, que deve guiar o trabalho pela busca de soluções e ainda mais agilidade no atendimento judicial à população. A tecnologia, na visão do presidente, é uma aliada da Justiça, que deve utilizar-se das novas ferramentas como meios eficientes aos processos, às sentenças e à paz social.
Macrodesafios
Num tempo em que, cada vez mais, as pessoas estão conectadas e dependentes da tecnologia, as instituições públicas também devem dar esse passo com profissionalismo e planejamento. Segundo o desembargador, um dos desafios do TJRO nessa área é o aprimoramento da Governança e Gestão de TIC, além da Integração e da Interoperabilidade de Sistemas de Informação. A gestão da segurança, melhoria da imagem, soluções adequadas às demandas estratégicas; melhorias na gestão orçamentária e financeira da área, da estrutura física e organizacional também estão na lista de desafios do TJRO. Melhor infraestrutura e gestão de pessoal completam a lista dos macrodesafios, que estão divididos sob quatro perspectivas: resultado, processos, pessoas e recursos.
Cada um desses objetivos traz consigo metas claras, cujas fórmulas dos indicadores permitem o acompanhamento do desempenho em cada projeto, com possibilidade de ajustes e análise qualificada dos resultados das ações.
Alinhado à estratégia do TJRO e à Resolução 211, do CNJ, o Petic do TJRO é um marco institucional e foi elaborado pelas Coordenadorias de Informática e de Planejamento do Tribunal de Justiça, sob supervisão do Comitê Gestor de Informática, presidido pelo desembargador Isaias Fonseca Moraes.
Assessoria de Comunicação Institucional