Servidores do TJRO participam do II Fórum de Boas Práticas de Auditoria e Controles Internos do Poder Judiciário
Servidores da Coordenadoria de Controle Interno do Tribunal de Justiça de Rondônia participaram, de 8 a 10 de junho de 2016, no Superior Tribunal de Justiça – STJ, do II Fórum de Boas Práticas de Auditoria e Controles Internos do Poder Judiciário.
O objetivo do encontro foi disseminar boas práticas de gestão, com ênfase nos processos de controle interno e auditoria adotada pelos tribunais, com fundamento nas recentes normas sobre a matéria, inclusive em decisões do Tribunal de Contas da União (TCU) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Outro tema abordado foi quanto à avaliação do sistema de governança dos tribunais, que consiste na implantação dos mecanismos de liderança, estratégia e controle para avaliar, direcionar e monitorar a atuação da gestão, com o objetivo de cumprir a missão institucional dos tribunais do Poder Judiciário. Também foram tratados temas como limites, momentos e papéis da auditoria interna, metodologia para auditoria baseada em riscos e avaliação de controles internos em níveis de entidade e atividade.
Para William dos Santos Brasil, analista judiciário, a iniciativa da realização do fórum estimula a interação entre os tribunais, busca o compartilhamento de experiências e conhecimentos, estimula o aprimoramento e capacitação dos servidores em busca de oferecer bons serviços a administração por meio da realização de auditorias.
Já para Wanderley de Oliveira Sousa Junior, Contador do TJRO, a atividade de realização de auditorias internas auxilia os tribunais a detectar problemas nos processos e, consequentemente, melhorar a eficácia dos processos de gerenciamento de risco, controle e governança.
Participaram do encontro os servidores Graziela Lima Silva, Tânia Márcia de Lellis, William dos Santos Brasil e Wanderley de Oliveira Sousa Junior.
O Fórum contou com a presença de especialistas na área como ministro substituto do Tribunal de Contas da União, Augusto Shernan Cavalcanti, o secretário federal de controle da Controladoria-Geral da União, Francisco Eduardo Holanda Bessa e palestrantes do Instituto dos Auditores Internos do Brasil.
Assessoria de Comunicação Institucional