Notícias do TJRO
 
20/06/2016 17:11

Vídeo sobre casamento comunitário em Rondônia vence prêmio nacional

TJRO venceu categoria reportagem de TV ao mostrar Operação Justiça Rápida

conbrascom16-ccom1735

“Casamento comunitário: uma ação de cidadania aos ribeirinhos de Rondônia” é o título da reportagem de TV que venceu o Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça 2016, que reúne trabalhos produzidos por assessorias de comunicação de tribunais de justiça estaduais, Justiça Federal, tribunais e conselhos superiores, defensorias, associações de magistrados, Justiça do Trabalho e Ministérios Públicos de todo o país.

Com roteiro e direção de Adriel Diniz, imagens de Sérgio Damião e Laelho Barrozo, que também editou o vídeo, a reportagem produzida em 2015 mostrou o trabalho feito pela Justiça de Rondônia para garantir o direito do casamento civil às pessoas que vivem mais afastadas dos centros urbanos, em localidades onde não há cartórios de registro civil, assim como as dificuldades para custear a viagem até a cidade e as taxas para realizar a celebração.

O atendimento à população das comunidades ribeirinhas de Porto Velho é feito pela equipe dos Juizados Especiais e da 2ª Vara de Registros Públicos da comarca da capital, e oportunizou que dezenas de casais celebrassem a união civil, com direito a bolo de casamento, certidão e marcha nupcial. Esforço, dedicação e emoção que convenceram os jurados do prêmio, que é organizado pelo Fórum Nacional de Comunicação Justiça há 12 anos e, desta vez, ocorreu na cidade de Belém-PA. A entrega do troféu é o encerramento de dois dias de palestras, debates, reuniões e oficinas direcionadas aos profissionais de comunicação que atuam na área da Justiça.

Para a coordenadora de Comunicação do Tribunal de Justiça, jornalista Simone Norberto, a conquista celebra a união de esforços dos servidores e magistrados que realizam a ação extenuante de deslocamento por rios e lagos, em condições adversas, para levar cidadania às pessoas. "A Comunicação Social evidencia a importância e o impacto que os serviços da Justiça geram na vida de quem é atendido e isso é a maior recompensa”, afirmou. O presidente do TJRO, desembargador Sansão Saldanha, comemorou a conquista e reforçou a importância da comunicação como instrumento para facilitação do acesso à Justiça.

Conbrascom

O Congresso também homenageou o jornalista Celso Gomes, do Tribunal Regional do Trabalho de Rondônia e Acre (TRT-14), que foi um dos primeiros presidentes do Fórum Nacional de Comunicação e Justiça.

O TJRO venceu o prêmio em uma das 14 categorias, para as quais foram inscritos 177 trabalhos. Esse é o oitavo troféu conquistado pelo TJRO nos últimos seis anos, no Congresso Brasileiro de Comunicação e Justiça (Conbrascom).


CLIQUE AQUI E VEJA O VÍDEO PREMIADO




Assessoria de Comunicação Institucional

  • Compartilhar esta matéria