Notícias do TJRO
 
24/06/2016 14:42

Editorial: Humanização e a Equação da ética

Antes de tudo, enxergar o profissional como ser humano, dotado de suscetibilidades e fragilidades. Essa premissa motiva o Poder Judiciário de Rondônia a investir em projetos de humanização e qualidade de vida voltados para magistrados e servidores, afinal, são eles na linha de frente dos problemas e mazelas sociais. O juiz, com a responsabilidade de decidir sobre questões fundamentais das vidas de muita gente. O servidor, com o papel de receber, acolher e dar andamento aos anseios do cidadão.

A carga emocional decorrida dessas tarefas podem gerar desgastes, estresses e até adoecimento físico e mental. Daí a necessidade de se encarar o chamado "recurso humano" levando em conta o sentido real do termo: como pessoa, digna de respeito, plena de direitos e capaz de soluções criativas para a instituição.

A gestão valorizada de pessoas está na estratégia do Tribunal de Justiça de Rondônia, com metas definidas e ações em andamento. Duas delas são destaques nesta edição da "Nossa Causa", como os projetos "ResplandeSer", voltado para magistrados e o "Humanização do Atendimento Judicial", direcionado aos servidores. Em ambos, são trabalhados o cuidado, o acolhimento, o fortalecimento emocional e reestabelecimento dos laços nas relações interpessoais.

Profissionais da área psicossocial do próprio Judiciário coordenam os trabalhos nos dois projetos e relatam uma revolução comportamental na instituição. Servidores e Magistradas, as primeiras a serem beneficiadas pelo ResplandeSer, também se manifestam com entusiasmo sobre os resultados pautados na ética e no bem estar. Bom para a população que sente na pele os reflexos da humanização. Constitui, ainda, um elemento forte para o aumento da produtividade, numa época em que o Tribunal rondoniense recupera o título de mais produtivo do Brasil.

A equação pode não ser simples, mas certamente inclui nas variáveis o RH, de recursos humanos, elevado ao quadrado, de mais humano. O Resultado é a eficiência no Judiciário.

  • Compartilhar esta matéria