Pós-graduação da Emeron simula audiência
Atividade prática faz uso da metodologia ativa de aprendizagem
Acadêmicos da turma 2016 da Especialização em Direito para a Carreira da Magistratura, de Porto Velho, participaram de uma audiência simulada na disciplina Prática de Sentença Penal, ministrada pela Juíza Sandra Silvestre. A audiência, realizada no Plenarinho do Tribunal de Justiça de Rondônia, no dia 29, teve a participação de todos os alunos da turma, que se dividiram em equipes de Defesa, Ministério Público e Julgadores.
A simulação foi relativa à Câmara Criminal e procurou buscar elementos de um caso real para abordar decisões sobre prisão e liberdade provisória. No feito, o réu foi preso em flagrante por tráfico de drogas e teve liberdade provisória concedida em audiência de custódia, monitorada pelo uso de tornozeleira eletrônica. Uma nova ordem de prisão foi solicitada pelo Ministério Público e acatada pela Vara de Delitos Tóxicos da Capital, motivando o pedido de reconsideração do ato, mediante a concessão de Habeas Corpus preventivo para evitar a prisão do acusado.
A atividade fez uso da metodologia ativa de ensino aprendizagem (MAEA), caracterizada pela inserção do aluno no ambiente sobre o qual se deseja aprender, tornando-o capaz de intervir e promover as transformações necessárias no ambiente. Nesse processo o professor atua como facilitador e orientador do processo e cabe ao aluno o protagonismo na construção do conhecimento. A Emeron adotou o uso da metodologia ativa, a exemplo da Escola Judicial Francesa, com o intuito de construir os conhecimentos necessários para a atuação profissional.
A atividade representa acréscimo importante para o currículo da disciplina ao proporcionar melhor fixação do conteúdo, o aprimoramento de competências (escrita e oralidade) e do senso de coletividade e trabalho em equipe.
Assessoria de Comunicação Institucional
Com informações da Emeron