Notícias do TJRO
 
05/07/2016 15:31

TJRO investe em segurança e tecnologia com instalação de Sala Cofre

Os sistemas ficarão indisponíveis de 8 a 10 de julho

A partir do dia 10 de julho o Tribunal de Justiça de Rondônia passa a contar com ferramenta de alto padrão tecnológico que representa segurança de dados para o Poder Judiciário de Rondônia. Trata-se da Sala Cofre, uma tecnologia de padrão internacional que eleva melhora e amplia os serviços de tecnologia da informação e comunicação para servidores e usuários.

A instalação da Sala Cofre começa no dia 8 de julho e deverá acarretar uma indisponibilidade nos sistemas (incluindo site do TJRO, PJe e Projudi) até o dia 10, quando estarão concluídos os trabalhos de implantação dos equipamentos com a nova base de dados do Judiciário em ambiente seguro e funcional.

O investimento de mais de 7 milhões de reais traz para Rondônia equipamentos importados da Alemanha, capazes de suportar um incêndio por mais ou menos uma hora a mil graus Celsius de temperatura. No caso de uma catástrofe, como uma enchente, a Sala Cofre permanece intacta até debaixo d’água. As células que formam as paredes da construção são monitoradas o tempo inteiro por câmeras e equipamentos de sensibilidade térmica. Ao lado, um Núcleo de Operações funcionará com redundância da instalação de energia elétrica, com um gerador próprio e outro sistema auxiliar, que é acionado em caso de necessidade.

No espaço de aproximadamente 20 metros quadrados, além de equipamentos modernos, o valor maior é a informação que estará armazenada no banco de dados. Afinal, esses gigabytes e terabytes são, na verdade, as vidas das pessoas que preenchem de verdade os processos judiciais.

Por isso, uma grande operação foi montada para fazer a migração dos equipamentos, após vários e metódicos testes capazes de aferir a segurança das instalações. Todos os procedimentos atendem a normas nacionais e internacionais.

Por conta da indisponibilidade, para que todos os procedimentos sejam adotados de forma adequada, o expediente será parcialmente suspenso na sexta-feira, 8 de julho, a partir das 12 horas, exclusivamente no edifício-sede do Tribunal de Justiça, em Porto Velho.

Assessoria de Comunicação Institucional

  • Compartilhar esta matéria