Notícias do TJRO
 
05/07/2016 15:35

TJRO disponibiliza formulários para melhor conhecer seus recursos humanos

O Tribunal de Justiça amplia o investimento na gestão e aperfeiçoamento dos recursos humanos, por meio da ampliação de mecanismos que possibilitem desenvolver os conhecimentos, habilidades e atitudes de seus servidores, levando em consideração a cultura organizacional de cada unidade, além de aspectos subjetivos envolvidos na realização do trabalho.

Com essa finalidade foram disponibilizados alguns formulários, agora acessíveis pelo portal do servidor, pelos quais a equipe de Psicologia Organizacional analisará cada demanda e, conforme o contexto e as possibilidades, realizará uma intervenção individual ou em equipe buscando a promoção de bem estar e o desenvolvimento dos servidores.

A partir do final de 2015, a equipe de Psicologia Organizacional do Decap/DRH passou a realizar entrevistas por competências com os servidores nomeados (Formulário para identificação do Perfil Profissional- PJA 236), buscando identificar não só as experiências de trabalho e a formação acadêmica, mas também o perfil comportamental de cada indivíduo, com objetivo de buscar o alinhamento com a cultura organizacional de cada unidade, considerando as possibilidades de vaga da instituição.

Nos casos de relotação, (Requerimento do servidor para relotação - PJA 232 e o Requerimento do gestor para relotação do servidor - PJA 233) também são feitas entrevistas por competências com os servidores, a fim de obter uma análise da situação e indicações de lotação que possam atender às necessidades do servidor e da unidade de destino, dando atenção ao alinhamento entre os conhecimentos, habilidades e atitudes do servidor e necessidades da instituição.

Neste ano, o trabalho de Mediação de Conflitos Organizacionais segue com ações a partir do olhar da psicologia organizacional na mediação de conflitos, com metodologias que buscam um entendimento holístico das relações interpessoais, das necessidades de cada membro envolvido e das necessidades institucionais. Após o preenchimento do Requerimento para Diagnóstico Organizacional - PJA 234 é realizada uma coleta de dados para um entendimento acerca do problema existente e da viabilidade de uma mediação ou encaminhamento para outra ação que busque a resolução.

Há, ainda, o formulário para servidores que estão saindo da instituição (Formulário de Desligamento - PJA 230), que tem como objetivo obter dados sobre os motivos que levam os servidores a pedirem exoneração, entre outras informações relevantes para uma maior visão institucional sobre os aspectos que colaboram com absenteísmo e com o abandono institucional.

O trabalho realizado pela equipe de psicologia organizacional do Decap/DRH pretende proporcionar um olhar humanizado, que promova o fortalecimento de relações positivas, valorizando as aptidões, experiências e expectativas. A ideia é trazer melhorias na qualidade de vida dos magistrados e servidores, levando em consideração os aspectos psíquicos e institucionais existentes nestes processos organizacionais.

Todos os formulários estão disponíveis aos servidores no portal do servidor.

Clique aqui


Assessoria de Comunicação Institucional

  • Compartilhar esta matéria