Servidores são aperfeiçoados em técnicas de auditoria e controle interno
Formação tem como foco a fiscalização da gestão dos recursos públicos
O “Curso Gestão de Riscos e Auditoria de Avaliação de Controles Internos”, realizado nos dias 4 e 5 de julho, na Escola da Magistratura de Rondônia - Emeron, teve como o objetivo aperfeiçoar a organização e a operação da Coordenadoria de Controle Interno em seus processos de auditoria e fiscalização, do Tribunal de Justiça de Rondônia.
Participaram da formação servidores das Coordenadorias de Controle Interno e de Planejamento, Departamento de Compras e outras unidades que lidam diretamente com processos de contratação.
Ministrado pelo Auditor Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União – TCU, Romilson Rodrigues Pereira, o curso discutiu os conceitos básicos de controle interno, a visão geral sobre gestão de riscos na administração pública e a avaliação de controle na administração pública, tendo em vista a necessidade do servidor colaborar proativamente, na fiscalização da gestão dos recursos públicos.
A Administração Pública, em todas as esferas e poderes, tem passado por profunda transformação em relação à transparência e à conformidade de seus atos e contratos administrativos às leis e princípios constitucionais. No judiciário não tem sido diferente. O Conselho Nacional de Justiça (CNJ), órgão controlador da atuação administrativa e financeira do Judiciário nacional, publicou diversas normativas e sugestões com o intuito de disciplinar e padronizar as normas técnicas de auditoria, inspeção administrativa e fiscalização das unidades judiciárias.
Assessoria de Comunicação Institucional
Com informações da Emeron