TJRO credencia psicólogos para atender servidores
O Tribunal de Justiça de Rondônia, com base na sua política de humanização do atendimento do Judiciário, que busca promover a saúde e a segurança dos servidores e magistrados, publicou, no dia 11 de julho 2016, edital para credenciar psicólogos em todas as Comarcas do Estado com o objetivo de assistir servidores e magistrados que necessitem de atendimento psicoterápico.
Em 2015 o TJRO já havia aberto edital para o credenciamento de médico psiquiatra e desde então tem ofertado atendimento para servidores e magistrados em Porto Velho. E a partir deste mês de julho iniciou o atendimento àqueles que tenham indicação de consulta por médico clínico para avaliação e tratamento psiquiátrico lotados na Comarca de Vilhena e outras próximas.
Os psicólogos interessados em prestar atendimento por credenciamento poderão acessar o edital pelo link https://www.tjro.jus.br/images/Arquivos/Licita%C3%A7%C3%B5es/Editais_2016/EDITALCRED001.2016.pdf
Os requerimentos de credenciamento, bem como todos os documentos referidos no edital, serão recebidos no Serviço Médico do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (SEMED), localizado na Av. Rogério Weber, n. 1872, Centro, Porto Velho/RO, das 7 às 13h e das 16 às 18h (dias úteis), ou deverão ser entregues nas administrações dos Fóruns, que irão conferir e encaminhá-los para o Serviço Médico por malote.
O Serviço Médico do Tribunal de Justiça de Rondônia se encontra à disposição para esclarecimento de dúvidas ou informações complementares no endereço citado, ou pelo fone (69) 3217-1297 ou 3217-1183, e ainda pelo e-mail
Saúde Mental
A OMS (Organização Mundial da Saúde – 1948) define saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência da afecção ou doença”. Já no que se refere à saúde mental, a Organização Mundial da Saúde afirma que não existe uma definição “oficial”, considerando a diferença dos valores e julgamentos culturais, mas dentre as várias definições existentes pode-se dizer que: saúde mental é o equilíbrio emocional entre o patrimônio interno e as exigências ou vivências externas. É a capacidade de administrar a própria vida, suas emoções, ser sujeito de suas próprias ações sem perder a noção de tempo e espaço.
Atualmente, o estresse, quer decorrente do trabalho, quer da rotina diária do indivíduo – agora visto como um todo –, tem sido causa determinante no aumento dos problemas que afetam a saúde do Trabalhador. Segundo dados da OMS, cerca de 30% dos trabalhadores sofrem de transtornos mentais menores, e cerca de 10% sofrem de transtornos mentais graves.
A busca por soluções eficazes que promovam a elevação da qualidade de vida do trabalhador tem sido um grande desafio para Tribunal de Justiça de Rondônia visto não ser fácil separar o momento exato em que um indivíduo pode ser considerado saudável ou doente.
Assessoria de Comunicação Institucional