Magistrados do TJRO participam de atividades de doutoramento no Rio Grande do Sul
Magistrados participam de estágio doutoral e seminário de teses
Seis magistrados e duas servidoras do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) estão no campus da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em Porto Alegre para o cumprimento de atividades do programa de Doutorado Interinstitucional em Ciências Políticas, ofertado pela UFRGS em convênio com a Faculdade Católica de Rondônia (FCR).
O curso foi iniciado no segundo semestre de 2014 com o objetivo de formar especialistas em Ciência Política com foco em Políticas Públicas para a Amazônia. Entre os principais temas pesquisados no curso estão a internacionalização, o Judiciário, os partidos políticos e análise de políticas de defesa.
Desde o início desta semana até o dia 24 deste mês, os discentes estão na UFRGS para cumprimento de estágio doutoral e seminário de teses, onde serão discutidos com o orientadores os temas das pesquisas desenvolvidas por cada aluno. As atividades fazem parte do componente curricular do programa de pós-graduação stricto sensu.
A especialização conta com 24 doutorandos, dentre eles os magistrados e as servidoras da justiça estadual. A participação destes é viabilizada por meio de convênio estabelecido entre a Fundação Rondônia de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa do Estado de Rondônia (FAPERO) e o TJRO, por meio da Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron).
Assim como o doutorado em Ciências Jurídicas, no qual também participam magistrados estaduais, o doutorado interinstitucional em Ciências Políticas faz parte do plano de formação continuada de magistrados e servidores. Para a Emeron a participação de magistrados na especialização stricto sensu também é significativa, visto que os seis juízes discentes neste curso são professores da Escola.
Assessoria de Comunicação Institucional
com informações da Emeron