Comarca de Nova Brasilândia do Oeste adere ao Projeto Vida Nova
A comarca de Nova Brasilândia do Oeste aderiu ao Projeto Vida Nova, que em breve funcionará na comarca. “Vida Nova – Educação que dá sentido à história” é uma iniciativa com foco na necessidade de conhecimento dos reeducandos que estão nos regimes fechado e semiaberto do sistema prisional. Eles assistem a videoaulas educativas, recebem informações relevantes do cotidiano e participam de debates e avaliações.
A adesão foi anunciada pelas juízas Larissa Pinho, titular da comarca de Santa Luzia do Oeste; e Denise Pipino Figueiredo, de Nova Brasilândia do Oeste. Larissa conta que o material utilizado nas aulas é elaborado especificamente para o projeto, com objetivo de levar aos reeducandos experiências sobre cidadania, reinserção social, autoestima, relacionamento familiar, violência doméstica, educação cívica, direitos e deveres.
A equipe de colaboradores do Judiciário estadual leva para a unidade prisional uma televisão e um computador com vídeos gravados pelos próprios servidores. Num corredor localizado próximo às celas, os aparelhos são instalados e, durante uma hora, são exibidos os conteúdos. Logo em seguida, os reeducandos, com auxílio de profissionais voluntários, debatem sobre aquilo que foi apresentado. No final de cada módulo é necessário que os participantes entreguem uma redação para ser corrigida.
Iniciado este ano, o projeto já comemora a redução da reincidência na unidade de Santa Luzia do Oeste e ganhou destaque no site do Conselho Nacional de Justiça e na publicação especializada na internet Consultor Jurídico – Conjur.
Assessoria de Comunicação Institucional