Escola Judicial rondoniense comemora três décadas de criação
Uma das mais antigas escolas judiciais do país, a Escola da Magistratura do Estado de Rondônia, comemorou no último sábado, 20 de agosto, 30 anos de existência.
A criação das primeiras escolas de magistratura do país, dentre elas a rondoniense, foi uma resposta à Emenda Constitucional nº 7, de 13 de abril de 1977, que passava a exigir como prova de títulos para o ingresso na magistratura de carreira, a aprovação em curso de preparação para a magistratura.
Após proposta feita pelo desembargador Eurico Montenegro a corte rondoniense aprovou unanimemente, por meio da Resolução nº 11, de 20 de agosto de 1986, a criação da Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron). A Escola foi criada com o propósito de propiciar formação e aperfeiçoamento de magistrados e preparar técnica e doutrinariamente os candidatos a concursos de ingresso na magistratura.
Ao longo de 30 anos, a Emeron promoveu ações inovadoras e pioneiras que serviram de base para outras Escolas e que fizeram diferença no contexto social local. Uma de suas maiores conquistas, alcançada no ano de 2011, foi o credenciamento junto ao Conselho Estadual de Educação como primeira Escola de Governo do Estado autorizada a ofertar Educação Superior. Desde então, a Emeron oferta pós-graduações lato sensu gratuitamente a servidores e magistrados, em áreas de interesse para o judiciário rondoniense, como Gestão Pública e Gestão Cartorária.
Em seus 30 anos, a Escola também passou por várias transformações. Inicialmente criada como Escola de Magistratura, transformou-se em Escola Judicial, ao assumir, desde 2013, a formação e o aperfeiçoamento também de servidores. Outra grande transformação surgiu com a mudança para sua sede própria. A nova sede, centralizada e com estrutura adequada, aumentou a capacidade de execução e a qualidade dos serviços ofertados pela Escola.
Considerada uma escola judicial de pequeno porte, a Emeron é grande em seus interesses e conquistas. Três décadas de inovação que se refletem no aprimoramento jurisdicional da instituição e pessoal daqueles que por ela passam, sejam como alunos ou como colaboradores. Três décadas que ficarão registradas para sempre na história.
Comemoração
Com o tema “Escola Inovadora”, uma série de ações será promovida em alusão à data, a partir do mês de setembro deste ano. A primeira delas é a apresentação da nova identidade visual da Emeron, desenvolvida para acompanhar o novo momento como Escola Judicial.
Assessoria de Comunicação Institucional