Servidores do TJRO aprendem como novo sistema funciona na prática
Sei! será implantado a partir de outubro para os trâmites administrativos do TJRO
Para saber como realmente funciona um sistema de computador, é preciso por a mão em botões e comandos, entrar e sair; errar, corrigir e aprender. É essa experiência que têm sido vivenciada pelos alunos do curso de multiplicadores do Sei!, novo sistema para o trâmite de informações administrativas no Poder Judiciário de Rondônia.
Todo dia, durante a semana, o analista judiciário da Justiça Federal, Alex Leles, instrutor do curso, passa a manhã inteira com servidores de diversos setores. Eles aprendem como acessar a plataforma, reconhecer os ícones do sistema e suas funções, além de iniciar, enviar e receber processos iniciados pelo Sei!. O instrutor utiliza o sistema na Justiça Federal e participou da implantação do Sei! na Justiça Eleitoral e atesta sua usabilidade.
Como os cursos são práticos, os servidores que participam da formação podem continuar o aprendizado por meio desse ambiente de teste em que todos os procedimentos podem ser experimentados antes da implantação do Sei! no TJRO. Um manual sobre o sistema está disponível na página do Tribunal de Justiça, onde também é possível encontrar outras informações úteis ao usuário da ferramenta.
Segundo o secretário administrativo do TJRO, Jean Carlo Silva dos Santos, a agilidade, praticidade, uniformização de procedimentos e economia de recursos públicos estão entre as vantagens do novo sistema, pois o Sei! gerencia o conhecimento institucional, elimina a tramitação de procedimentos por papel e documentos apensos em cadernos de processos, pois promove a rapidez do trabalho, na medida em que valoriza a coerência das decisões administrativas e favorece a gestão dos recursos humanos.
Conhecimento compartilhado
Servidoras de Pimenta Bueno que participaram do Sei! na capital realizam durante esta semana encontros com servidores da Comarca para multiplicar o aprendizado sobre o novo sistema.
As servidoras Evelyn Schneider Nóbrega de Araújo Sarmento e Andréa Escobar Camelo dividiram os servidores de Pimenta Bueno em quatro turmas para possibilitar que todos participem.
O Sistema Eletrônico de Informações é uma ferramenta que já é utilizada por mais de 80 órgãos públicos no país, entre eles o Supremo Tribunal Federal (STF), o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Assessoria de Comunicação Institucional