Notícias do TJRO
 
01/09/2016 20:50

Psicólogos e Assistentes Sociais aprimoram técnicas para produzir laudos judiciais

DSCN0322 a

Psicólogos e Assistentes Sociais do Tribunal de Justiça de Rondônia aprimoram técnicas para construção de relatórios, pareceres e laudos, instrumentos importantes do cotidiano de trabalho dos Núcleos Psicossociais no Poder Judiciário. A atualização foi aplicada pela Escola da Magistratura do Estado de Rondônia-Emeron, nos dias 29 e 31 de agosto de 2016.

A formação foi ministrada pela Assistente Social Rita de Cássia Silva Oliveira e pela psicóloga Eliana Kawata, ambas servidoras do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e com experiência na docência de oficinas e palestras sobre elaboração de estudos, perícias, relatórios e laudos sociais nos tribunais de vários estados.

O curso utilizou metodologia ativa de aprendizagem, técnica que permite ao aluno intervir no ambiente/tema que deseja aprender. Divididos em duas turmas, uma de psicólogos e outra de assistentes sociais, os servidores analisaram laudos e relatórios, além de exercitar a escrita de relatórios, laudos e pareceres.

Esses documentos são construídos a partir de dados colhidos e analisados à luz de instrumentos técnicos (entrevistas, dinâmicas, testes psicológicos, observação, exame psíquico, intervenção verbal). No âmbito do judiciário são auxiliares nos processos judiciais para elucidação de controvérsias ou comprovação de situações de violência e/ou abuso. Servem como registro das atividades psicossociais, elencando as técnicas utilizadas nos atendimentos.


Assessoria de Comunicação Institucional

Com informações Emeron

  • Compartilhar esta matéria