Magistrados do TJRO têm artigos selecionados para seminário internacional
As apresentações serão na Espanha e em Portugal
Os magistrados do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) Arlen José Silva de Souza, Larissa Pinho de Alencar Lima e Sandra Aparecida Silvestre de Frias Torres tiveram artigos selecionados para apresentação no seminário internacional “Diálogo Ambiental, Constitucional e Internacional”, que será realizado nas cidades de Tarragona (Espanha) e Lisboa (Portugal), em setembro e outubro deste ano, respectivamente.
Os trabalhos foram produzidos durante o Doutorado Interinstitucional em Ciência Política e abordam temas ligados ao sistema judicial e às demandas sociais. O artigo “Educação e Mercado - A Lógica da Responsabilização e Judicialização de Demandas e Demandas Sociais”, de autoria de Larissa Pinho, foi selecionado para o Seminário a ser realizado na cidade de Tarragona, nos dias 26 e 27 de setembro. Já o trabalho “A Vulnerabilidade de Refugiados Ambientais e o Acesso à Justiça: Os Haitianos na Amazônia Ocidental”, escrito pelos juízes Sandra Silvestre e Arlen Souza, em parceria com a professora doutora Aparecida Luzia Alzira Zuin, foi indicado para o seminário de Lisboa, nos dias 03 e 04 de outubro.
“A aceitação dos trabalhos em um evento internacional de tal grandiosidade, demonstra que os magistrados rondonienses estão conectados com a busca da melhor prestação jurisdicional”, afirmou Larissa Pinho. No judiciário rondoniense, a busca pela excelência judicial vai além da implantação de práticas inovadoras e envolve a produção de conhecimento a ser utilizado a favor da justiça. Atualmente, além dos três magistrados que participarão do seminário, outros sete frequentam pós-graduação stricto senso em nível de doutorado, por meio de convênio firmado entre a Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron) e a Faculdade Católica de Rondônia (FCR).
O seminário
O Seminário Diálogo Ambiental, Constitucional e Internacional é um encontro entre juristas, professores e acadêmicos de direito do Brasil e Portugal, para um diálogo interdisciplinar afeto às áreas do direito ambiental, direito constitucional e do direito internacional. Este ano, o evento realizará sua nova edição, com o tema “A Justiça Social e Ambiental em um contexto de crise global”.
O evento é apoiado por instituições públicas e privadas como a Universidade de Fortaleza (Unifor), o Instituto de Ciências Jurídico-Políticas (ICJP) da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDUL) e a Coordenação de Apoio de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Assessoria de Comunicação Institucional
com informações da Emeron