Tribunal de Justiça inicia a 2ª Semana da Segurança Institucional
A 2ª Semana da Segurança Institucional teve inicio hoje, 19, na comarca de Guajará-Mirim, com o objetivo de esclarecer e capacitar magistrados e servidores do Judiciário, proporcionando melhores condições de segurança para o desenvolvimento das atividades no Poder Judiciário de Rondônia. O evento será realizado durante toda a semana em Porto Velho, Buritis e Jaru, com encerramento em Rolim de Moura.
Durante a solenidade de abertura do curso fizeram parte da mesa o desembargador Valdeci Castellar Citon, presidente do Comitê Permanente de Segurança, o diretor do fórum de Guajará-Mirim, juiz Bruno Sérgio Menezes Darwich, e o Tenente Coronel de Infantaria, Halley Bezerra Dabtas, comandante do 6º Batalhão de Infantaria de Selva. O presidente do Comitê fez um breve histórico do que vem sendo realizado desde a sua criação.
Para o desembargador, “o curso é de suma importância para podermos capacitar não só os magistrados como todos os servidores para que eles tenham conhecimento da importância que é a segurança em todos os níveis, pessoal e patrimonial, para que se possar criar essa cultura, do cuidado que devemos ter com a segurança, não podemos mais negligenciar”, defende Valdeci Castellar.
O diretor do fórum, Bruno Darwich, classificou as palestras em dois níveis de importância, o primeiro seria o de “implementar essa cultura, essa necessidade que temos de resguardar a segurança das pessoas que trabalham no fórum; o segundo nível de importância são os aspectos operacionais, como implementar as medidas definitivamente”.
A administradora do fórum de Guajará, Elida Maria de Souza Silva, frisou que o curso é de grande valia, pois, após todas as palestras, servidores e magistrados terão condições de se preparar para qualquer eventualidade que possa ocorrer.
Palestras
A primeira palestra ministrada pelo assessor de segurança institucional do TJRO, Fabiano Sérgio Paiva Dias de Sá, abordou o tema “controle de Acesso: a sua importância na segurança orgânica no Poder Judiciário”, que falou dos critérios e procedimentos relativos ao controle da entrada e circulação de pessoas nas dependências do PJRO.
A Política de Segurança da Informação no Poder Judiciário do Estado de Rondônia - Apresentação, descrição e atribuições da Seção de Segurança da Informação – SESINF, foi o tema abordado na segunda palestra pelo Analista Judiciário Ignácio de Loiola Reis Junior.
Já a terceira palestra, ministrada pelo Coronel PM Mauro Ronaldo Flôres Corrêa, explanou sobre a segurança pública e condutas de proteção pessoal - abordar sobre segurança pública e fornecer conhecimentos aos magistrados, servidores e estagiários quanto às condutas de proteção pessoal.
Brigada de Emergência e a Política de Segurança Contra Incêndio e Pânico, foi o último tema abordado pelo Coronel BM Martins Moreira Barbosa, assessor militar do TJRO, que, entras considerações, sobre brigada de incêndio, prevenção e combate ao princípio de incêndio para proteger a vida e o patrimônio e reduzir os danos ao meio ambiente.
Assessoria de Comunicação Institucional