Notícias do TJRO
 
23/09/2016 16:33

Segurança Institucional na pauta do Poder Judiciário de Rondônia

 Semana dedicada ao tema é encerrada com palestras na comarca de Rolim de Moura

edit-segu-2


Numa manhã de sexta-feira, como outra qualquer, uma simples verificação nos sistemas de informática do Tribunal de Justiça mostra quanto é importante manter ativos todos os mecanismos de proteção. A segurança da tecnologia da informação e comunicação é apenas um dos tópicos abordados por especialistas na Semana de Segurança Institucional do TJRO, que encerra hoje, 23, a jornada por cinco comarcas para levar informação e conhecimentos para que as pessoas ajam de forma mais segura no dia a dia da Justiça e também na vida particular.

Para o desembargador Valdeci Castellar Citon, presidente do Comitê Permanente de Segurança do TJRO, a semana de palestras pelas comarcas é uma clara demonstração do nível de preocupação e atuação do Poder Judiciário nesse aspecto. O desembargador fez um breve histórico da criação do Comitê e como é feito o trabalho, em níveis estratégico, com a Assessoria de Segurança Institucional, e operacional, por meio da Assessoria Militar do Tribunal de Justiça.

As resoluções do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e as normativas internas do Judiciário estadual, que norteiam o trabalho da segurança institucional, Citon falou, entre outros pontos, da aquisição de veículos blindados, aparelhos de raios-x, detectores de metais, rádios comunicadores e sinalização, investimentos feitos pela Administração com o objetivo de dar mais segurança à atividade jurisdicional, seja nas edificações onde funcionam os prédios da Justiça seja por meio de condições e informações para que as pessoas também atuem com esse desiderato.

Na abertura das palestras, que ocorreram no Tribunal do Júri de Rolim de Moura, o juiz de Direito Jeferson Tessila, diretor do fórum, lembrou que a segurança é uma exigência contínua, ainda mais pela natureza da atividade jurisdicional, que está ligada a resolução de conflitos. O magistrado destacou a iniciativa e entregou um documento com reivindicação para reforma do fórum destinado à Administração do TJRO.


Segurança é estratégia


edit-segu-inst Doutor em Ciências da Segurança, na Espanha, Fabiano Paiva Dias, é assessor de segurança do TJRO e ministrou a primeira palestra aos servidores de Rolim de Moura. De maneira didática, o assessor demonstrou como a mudança de cultura da sociedade contemporânea contribui para que a segurança seja relegada a segundo plano, principalmente por conta da tecnologia e do individualismo. Paiva destacou como atitudes simples do cotidiano podem ter o viés preventivo e mostrou como a instituição tem se preparado para esse objetivo, sensibilizando servidores e magistrados quanto a comportamentos simples que podem dificultar ações criminosas.

O tecnólogo em processamento de dados da Coordenadoria de Informática do TJRO, Ignácio de Loiola Reis Junior, explicou toda a estrutura de segurança da informação do Tribunal de Justiça, desde software e equipamentos, como a moderna Sala Cofre do TJRO, até as ameaças digitais, que são dissimuladas em e-mails e programas gratuitos para hospedar vírus nos computadores que põem em risco a rede do Judiciário. Como a maior preocupação é manter os sistemas em funcionamento e a segurança das informações que trafegam neles, Ignácio mostrou como a utilização equivocada dos recursos de informática ou as constantes tentativas de invasões ao sistema são freadas pelos procedimentos adotados pela Informática do TJRO. Tirou dúvidas dos servidores sobre a Política de Segurança da Informação e deu importantes orientações sobre a utilização dos equipamentos, programas e redes sociais.


Criminalidade e Incêndio


O Coronel da Polícia Militar e assessor militar do TJRO, Mauro Ronaldo Flôres Corrêa, abordou o tema Segurança Pública e condutas de proteção pessoal e apresentou dados sobre a criminalidade no Estado e também na comarca, dando exemplos de como a pessoa deve se portar em situações de perigo com o objetivo de diminuir esses riscos. A última palestra da Semana de Segurança Institucional foi ministrada pelo Tenente Coronel Bombeiro Militar Martins Moreira Barbosa, que é assessor militar do TJRO e falou sobre a Brigada de Emergência e a Política de Segurança Contra Incêndio e Pânico, que falou sobre riscos e procedimentos em caso de um incidente com fogo.


Avaliação


Para o desembargador Valdeci Castellar, a semana foi positiva. “Excelente, pois despertou o interesse das pessoas”, avaliou o presidente do Comitê Permanente de Segurança, que acompanhou as palestras durante a semana em Guajará-Mirim, Porto Velho, Jaru, Buritis e Rolim de Moura, com destaque para a grande participação na comarca de Jaru, com 56 presentes nas palestas durante a Semana, do total de 263 pessoas que foram beneficiadas com a formação em segurança.



Assessoria de Comunicação Institucional

  • Compartilhar esta matéria