Notícias do TJRO
 
26/09/2016 21:55

Mediação no sistema socioeducativo em Ji-Paraná recebe apoio de autoridades

casemediaCapa

A segunda etapa do seminário Aproximação da Mediação ao Case (Centro de Atendimento as Medidas Socioeducativas), uma iniciativa do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) em parceria com a Sejus, ocorreu sexta e sábado, 23 e 24, na comarca de Ji-Paraná.

Na abertura estiveram presentes a juíza titular da Vara da Infância e da Juventude de Ji-Paraná, Ana Valéria Santiago Ziparro, a promotora de Justiça, Conceição Forte Baena, a defensora pública, Lívia Carvalho Cantadori Iglesias, além do gerente do Sistema Socioeducativo de Rondônia, Antônio Francisco Gomes e servidores do Case.

casemedia2As responsáveis pelas palestras são as mestras em Mediação e Gestão de Conflitos pela Universidade Complutense de Madrid, Irene Robles Martinez e Edit Sánchez Garcia, respectivamente assistente social e psicóloga, além de mediadoras, na Espanha. Elas já haviam ministrado a primeira etapa no final de agosto. Nesta segunda etapa a humanização de tratamento com os socioeducandos é o foco.

Edit Sanches e Irene Robles explicaram que o relatório que será entregue ainda neste ano para que mudanças positivas sejam implantadas no Case está em fase de revisão e que a atenção aos servidores é ampla. Falando de maneira direta aos socioeducadores, as autoridades foram enfáticas ao falar sobre a necessidade de um trabalho que evite, de maneira eficaz, futuras rebeliões e fugas da unidade. Até mesmo a apuração de possíveis negligências será feita, caso preciso, com atuação forte do Ministério Público, como deixou claro Conceição Forte.

casemediaSabedora da necessidade de um trabalho permanente, a juíza Ana Valéria, que atua sistematicamente junto ao Case, falou do empenho do Judiciário para que as medidas socioeducativas funcionem efetivamente e que isso passa pela atuação de cada profissional ali lotado. Ouvindo a opinião de cada servidor, a titular da Vara da Infância e da Juventude disse que é preciso empenho e habilidade para saber lidar com as dificuldades, principalmente por serem pessoas com personalidades em formação que ali são atendidos.

Novas etapas do seminário estão programadas e devem acontecer sempre sextas e sábados, totalizando quatro módulos com conteúdo definido pelas mestras da Espanha e conforme seu entendimento nas conversas com os socioeducadores e socioeducandos, que também são ouvidos.

Assessoria de Comunicação Institucional

com informações da comarca de Ji-Paraná

  • Compartilhar esta matéria