TJRO implanta novo sistema de Gerenciamento de protocolo em maio
O Poder Judiciário do Estado de Rondônia já marcou a data de mais uma novidade na área de tecnologia da informação: no próximo dia 05 de maio de 2014, será lançado o novo sistema de Gerenciamento de processos administrativos - PROTOS.
O novo sistema substituirá o CPA e trará em seu conceito inovações importantes, como a interface simplificada, obrigatoriedade do processo digital e a lista de pendências do setor. Com o novo sistema, desenvolvido pela equipe da Coinf, o Judiciário economizará aproximadamente 350 mil reais em contratos com fornecedores, posto que a ferramenta foi desenvolvida por analistas do TJRO.
Segundo Almir Albuquerque, coordenador da Coinf, os maiores benefícios serão a redução do risco de indisponibilidade e a possibilidade de integração com outros sistemas do tribunal, o que, consequentemente, favorece ao aumento de produtividade dos setores.
Por uma mudança estratégica, a implantação foi alterada para 5 de maio, por isso, no período de 03 a 04 de maio a Coinf realizará a migração dos Processos do CPA ao PROTOS, portanto neste período não será mais possível a utilização do CPA.
Sobre o desenvolvimento da ferramenta, Tiberio Luiz, analista do TJRO, informou que este projeto derivou do projeto do Sistema único, que previa um sistema unificado para todo o Poder. “Foi uma grande oportunidade para a área de TI, que conseguiu entregar uma solução adequada às necessidades do Poder judiciário, de qualidade, confiável e baixo custo”, afirmou.
Assessoria de Comunicação do TJRO