Servidores de tecnologia do TJRO ganham certificação internacional de boas práticas
Analistas e técnicos do setor de tecnologia e informação do Tribunal de Justiça de Rondônia foram capacitados e certificados no modelo ITIL (Information Technology Infrastructure Library), um conjunto de boas práticas para serem aplicadas na infraestrutura, operação e gerenciamento de serviços de tecnologia da informação (ITSM). O curso foi ministrado na última semana aos servidores da Coinf - Coordenadoria de Informática, pelo especialista Luiz Gimenez, especialmente contratado pelo TJRO para aplicar a certificação adotada em todo mundo.
Desenvolvido no final dos anos 1980 pela CCTA (Central Computer and Telecommunications Agency), hoje OGC (Office for Government Commerce) do Reino Unido, o modelo ITIL busca promover a gestão com foco no cliente e na qualidade dos serviços de tecnologia da informação (TI). No Judiciário, passa a ser adotada a partir de recomendação do CNJ- Conselho Nacional de Justiça.
O ITIL lida com estruturas de processos para a gestão de uma organização de TI apresentando um conjunto abrangente de processos e procedimentos gerenciais, organizados em disciplinas, com os quais uma organização pode fazer sua gestão tática e operacional com objetivo de alcançar o alinhamento estratégico.
"Com essa nova ferramenta de gerenciamento é possível disponibilizar uma resposta mais rápida aos serviços oferecidos pela Coordenadoria de Informática e que abrangem todos os setores que compreende o Judiciário Estadual. É muito útil no cotidiano da instituição, principalmente para melhorar a velocidade e qualidade do atendimento", observou Vagner dos Santos Ribeiro, um dos técnicos. Todos os participantes do curso obtiveram a certificação aplicada pelo próprio ministrante.
Em razão de sua flexibilidade, a adoção do ITIL traz grandes benefícios, uma vez que não define os processos a serem implementados, mas sim demonstra as melhores práticas que podem ser utilizadas.
Entre os resultados apontados, decorrentes de sua implementação, estão: definição dos ciclos de vida dos processos, análise e classificação dos erros, aumento do grau de segurança do usuário, organização dos métodos de trabalho, geração de melhorias contínuas e referências para novos usuários, contribuição como facilitador e integrador entre as áreas de trabalho, disponibilização de recursos tecnológicos em tempo integral, restauração da operação normal do serviço (incidentes), avaliação de impactos de mudança, obtenção e uso de indicadores.
Assessoria de Comunicação Institucional