TJRO sedia mostra de arte da Rede de Atendimento Psicossocial
Evento cultural é realizado pela Emeron em parceria com a Sesau
O Tribunal de Justiça sedia, nesta quinta-feira, 24, a Mostra Cultural Descobrindo Talentos na Rede de Atendimento Psicossocial de Porto Velho. Na abertura, o vice-diretor da Escola da Magistratura, juiz Ilisir Bueno que organiza a mostra, falou da importância para o Judiciário de participar e sediar o evento, desenvolvido em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, por meio da Coordenação Estadual de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas, a fim de promover a expressão artística e literária de diversos segmentos da sociedade, além de proporcionar oportunidade de socialização para esses cidadãos, como assegura a legislação.
Além do vice-diretor da Emeron, o secretário administrativo do TJRO, Maurício Martinho, também destacou o momento de caminhada e integração, para o qual o Judiciário, por meio da Emeron, dá sua contribuição social. O deputado estadual César Licório e a gerente de Programas Estratégicos da Secretaria Estadual de Saúde, Delcy Mazzarelo, também participaram da mesa de abertura da Mostra. O juiz Ilisir Bueno também criticou situações degradantes a que muitas vezes a pessoas que apresentam necessidade de atendimento psicossocial são submetidas.
A lei 10.216 assegura à pessoa com transtorno mental o acesso universal e igualitário às ações e serviços de saúde; a implementação de políticas públicas voltadas à redução do dano e de outros agravos e propõe a reformulação das políticas públicas de saúde mental, de modo a substituir a modelo asilar- considerado invasivo e opressor, fundado sobre a discriminação e a segregação de pessoas retiradas de seus campos de convivência, privadas de liberdade e tolhidas no exercício de sua singularidade e cidadania – para substituí-lo por um conjunto de serviços abertos e comunitários que devem garantir à pessoa com transtorno mental o cuidado necessário para viver com segurança em liberdade, no convívio familiar e social.
Palestra e Sensibilização
Em seguida, a juíza Sandra Aparecida Silvestre apresentou a temática Direitos Humanos, na primeira exposição da tarde, apresentando uma séria de princípios e conceitos básicos ao tema. Com objetividade e consistência, a magistrada expôs ao público a temática ao público que ocupa grande parte do auditório do Tribunal de Justiça, em Porto Velho. A psicóloga Maria Inês Oliveira também palestrou, que sensibilizou o público com relação ao ambiente do Judiciário. O vereador Sid Orleans e técnicos da equipe do Rede de Atendimento Psicossocial falaram de suas experiências com o programa e a evolução no tratamento dado às pessoas que são atendidas pela rede.
Em seguida iniciaram as apresentações artísticas, que devem seguir até o início até o início da noite. O encerramento do evento será no quinto andar do edifício-sede do TJRO.
Assessoria de Comunicação do TJRO