Quase 500 servidores treinados para operar o SEI no TJRO
Turmas diárias aprendem na prática como funciona o novo Sistema Eletrônico de Informações
Num universo de mais de 2 mil servidores, conseguir reunir cerca de um quarto deles para aprender na prática como funciona o novo sistema foi um dos pontos determinantes para a difusão do Sistema Eletrônico de Informações – SEI no Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia. A partir do próximo dia 1º de outubro o SEI será o meio para início, trâmite e arquivamento de processos administrativos no âmbito do Judiciário estadual, que passa a integrar uma rede de quase 100 instituições públicas que utilizam a ferramenta de tecnologia para dar mais rapidez, transparência e gerar economia de recursos financeiros e materiais.
O instrutor do curso, Alex Leles, não é da área de informática, e prova com o próprio exemplo como a ferramenta é intuitiva e de fácil utilização. Passo a passo, nas aulas, os servidores acompanharam como é feita a criação de um processo, como criar modelos de documentos, blocos de assinatura e outros procedimentos mais usuais. A migração de um processo no Protos (sistema antigo de protocolo) para o novo Sei é uma dessas funções, prevista na Resolução 027/2016, que instituiu o sistema no TJRO.
Numa mesma turma, pessoas que trabalham em funções e locais distintos, diversidade que promoveu aproveitamento satisfatório pelas alunos. O instrutor parabenizou ao TJRO pela rapidez e consistência na implantação do SEI: conseguiram, em apenas dois meses, colocar no ar um sistema ativo para todos os processos administrativos. “Eu faço parte dessa vitória, afinal sou servidor público, seja qual público for”, disse Lelis, que é servidor da Justiça Federal e participou também da equipe que levou essa inovação ao Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia.
Para o secretário administrativo do TJRO, Jean Carlo Silva dos Santos, o envolvimento direto de diversos setores, que têm soluções diferentes para as demandas que surgiram ao longo desse período, foi uma decisão relevante para a implantação. O secretário também destacou a ação dos multiplicadores, que fizeram o curso e reuniram os colegas, em setores na capital, ou em comarcas como Pimenta Bueno e Machadinho do Oeste, onde houve o compartilhamento de conhecimentos sobre o Sei. Foram treinados 443 servidores, a maioria na capital, além de dois multiplicadores em cada comarca. Nas palestras de apresentação do Sistema, feitas em Porto Velho, houve transmissão ao vivo pela intranet.
Além do treinamento, foi disponibilizada uma área de teste para que o aprendizado do curso pudesse ser posto em prática sem medo de errar. Há cerca de 15 dias o SEI foi aberto para utilização e já está em pleno funcionamento. O suporte, pelo e-mail
O acesso ao SEI é por meio de “login” e senha utilizados para acessar a rede do TJRO. Foram cadastrados como usuários do SEI os magistrados, servidores, estagiários e colaboradores, sendo atribuído a cada um o perfil de acesso quanto à responsabilidade e desempenho das atividades.
Assessoria de Comunicação Institucional