Mais de 1.500 processos administrativos já tramitam pelos SEI! no TJRO
Novo sistema iniciou funcionamento dia 1º de outubro
O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) está completamente implantado e em funcionamento com a tramitação de mais de 1.500 processos administrativos no âmbito do Poder Judiciário do Estado de Rondônia. Com o treinamento de cerca de 500 servidores, mais de 120 consultas ao e-mail de
Com a publicação da Resolução 027/2016, o SEI! já ficou disponível para utilização, que era facultativa até o dia 1º de outubro, data fixada para que o seja único caminho para as demandas administrativas que tramitam em processos digitais. O objetivo é extinguir os processos físicos, ou seja: em papel, já que no SEI! os documentos são assinados digitalmente, além daqueles que necessitem se juntar aos autos, que podem ser digitalizados e inseridos no sistema em formato PDF.
O expressivo número de processos em tramitação diz respeito tanto a processos que já foram iniciados no novo sistema quanto a outros que já existiam no Protos (sistema antigo) e foram migrados para o SEI!, conforme regulamentação feita pelo TJRO na Resolução 027/2016.
Para o secretário administrativo do TJRO, Jean Carlo Silva dos Santos, o envolvimento direto de diversos setores e a ação dos multiplicadores, que fizeram o curso e reuniram os colegas, em setores na capital ou em comarcas, foram essenciais para que esses conhecimentos fossem compartilhados. Além dos cursos feitos, as palestras de apresentação do Sistema, feitas em Porto Velho, foram transmitidas ao vivo pela intranet.
Segundo José Miguel de Lima, que é diretor do Departamento Administrativo da Escola da Magistratura (Emeron) e faz parte da Comissão de Implantação do SEI!, a participação dos usuários do sistema é efetiva, com cerca de 126 contatos feitos pelo e-mail
Assessoria de Comunicação Institucional