Seminário de Contratação enfatiza o procedimento licitatório no Poder Judiciário
Voltado para os servidores e gestores que lidam com contratações no cotidiano de trabalho, o I Seminário de Contratação, realizado na última terça-feira, dia 11, no auditório do Tribunal de Justiça de Rondônia, trouxe esclarecimentos e formação, com ênfase, sobretudo, no procedimento licitatório e execução orçamentária do Poder Judiciário de Rondônia.
"Nós somos muito bons em planejamento, mas precisamos ser melhor ainda na execução do orçamento", enfatizou o juiz auxiliar da presidência Ilisir Bueno, que representou o presidente do TJRO, desembargador Sansão Saldanha, na abertura do evento.
O magistrado alertou para as medidas que estão sendo discutidas no Congresso, de limitação dos gatos públicos. "Diante dessa conjuntura temos que ficar mais atentos para chegar a bons resultados, alinhados ao plano de gestão do Judiciário, uma inovação que serve como guia para promover a justiça com qualidade", completou.
O Seminário foi transmitido pela intranet aos servidores do interior do estado, como forma de garantir a capacitação para fortalecer e aprimorar os procedimentos na gestão das contratações.
Para o Secretário Administrativo, Jean Carlo das Silva dos Santos, o seminário representou um avanço, pois envolveu todos os atores que lidam diretamente com a execução orçamentária, "todos empenhados em identificar problemas e apresentar alternativas para buscar a eficiência".
Na programação do Seminário, palestras relativas a todos os momentos da contratação, começando pelo termo de referência e passando por prazos para licitações, mudanças no rito do processo de licitações, pregões eletrônicos, restos a pagar, análise jurídica dos processos, orientações aos gestores e resoluções afins.
Para Márcia Duarte da Silva, diretora do Departamento de Compras, os resultados obtidos com o evento foram os mais positivos. "Conseguimos dar o alerta às unidades e tivemos um bom retorno", destacou, ao refletir sobre o trabalho. "Todo o processo de contratação precisa ser monitorado, uma tarefa que deve ser feita em equipe. Assim teremos um planejamento mais tranquilo e uma execução organizada", finalizou.
Assessoria de Comunicação Institucional