Corregedoria-Geral da Justiça faz balanço da Justiça Rápida Itinerante
A Corregedoria Geral da Justiça de Rondônia divulga os dados da Operação Justiça Rápida Itinerante, que concluiu o ano de 2016 com mais de quatro mil atendimentos em todo o Estado e em mais de 25 localidades.
Ao todo, foram realizadas 4.043 audiências e 3.273 sentenças proferidas. O balanço inclui todos os tipos de atendimentos realizados durante a operação, que são conflitos envolvendo pensão alimentícia, guarda e visita de filhos, retificação de registros, divórcio, justificação de união estável entre outras demandas.
Segundo apuração da Corregedoria Geral, foram contabilizados 1.343 inquirições e depoimentos; 2.417 atos com a participação da Defensoria Pública; 2.224 com a participação do Ministério Público; 2.259 acordos homologados e 1.382 atendimentos e providências. Além disso, os documentos expedidos somaram 12.982, tendo a participação do Cartório de Registro Civil, inclusive com a realização de casamentos.
Em algumas operações, como a do Barco da Justiça, em atendimento aos ribeirinhos do Rio Madeira, a operação conta com parcerias como Justiça Federal, Defensoria Pública da União, a Procuradoria da União e o INSS, partes relevantes para selar as conciliações. Também integraram a equipe o Instituto de Identificação e o Tudo Aqui, que concede passes de idosos com direito ao benefício.
Para o Corregedor do TJRO, desembargador Hiram Souza Marques, a justiça cumpriu mais uma vez a missão de efetivar o acesso à justiça, utilizando das parcerias para ampliar o atendimento à população.
A Operação Justiça Rápida Itinerante é um programa do Poder Judiciário de Rondônia, por meio qual são levados serviços essenciais ao exercício da cidadania para as populações de comunidades de difícil acesso às sedes das comarcas.
Assessoria de Comunicação Institucional