Notícias do TJRO
 
10/02/2017 20:38

Escola da Magistratura inicia programação 2017

Oficinas pedagógicas e curso de constelação familiar abrem as atividades da Emeron

oficpedag

Realizado nos dias 6 e 7 de fevereiro, o IX Módulo da formação em Constelação Familiar, marcou a primeira atividade de formação da programação da Escola da Magistratura do Estado de Rondônia, instituição responsável pela aperfeiçoamento educacional de servidores e magistrados do Poder Judiciário. Na semana anterior, de 26 e 27 de janeiro, ocorreu ainda a primeira oficina pedagógica do ano, atividade de planejamento voltada para os servidores e magistrados docentes na Emeron.

O Curso de Constelação familiar é uma inovação do TJRO para aperfeiçoar magistrados com métodos alternativos de solução de conflitos. A metodologia vem sendo aplicada com sucesso em algumas localidades do Brasil, e, em Rondônia passou a ser adotada como formação a partir de 2015.

Inicialmente, 30 magistrados integraram o programa, mas neste IX módulo, ministrado pela especialista da Universidade do México, Ingala Robl, as vagas foram ampliadas para mais 20 magistrados, devido à boa repercussão e aplicabilidade da técnica.

O emprego da técnica Constelação Familiar na Justiça pretende possibilitar aos magistrados o desenvolvimento pessoal e profissional, por meio de uma percepção mais efetiva de si e de sua origem, a partir do entendimento das três leis universais: pertencimento, equilíbrio e ordem. Da mesma forma, possibilita uma atuação mais humanizada em determinadas instâncias, bem como clareza no contexto dos fatos da vida em sociedade.

Com a realização dos 12 módulos, os magistrados receberão a certificação internacional de consteladores, e estarão aptos a atuar, por meio da formação básica, em processos judiciais e projetos terapêuticos de mediação de conflitos.


Oficinas pedagógicas

Já a oficina pedagógica serve para revisar as ementas das disciplinas e bibliografia do curso de preparativo para a magistratura, além da análise dos aspectos teórico-metodológicos. O processo de ensino-aprendizagem é dinâmico, por isso precisa constantemente de avaliações e renovações, daí a necessidade de rever o planejamento pedagógico da Escola, que desta vez foi dividido em dois momentos.

A oficina realizada nos dias 26 e 27 envolveu os magistrados da capital e a próxima oficina, que será nos dias 16 e 17 de fevereiro, envolverá os magistrados do interior do Estado. O resultado será o plano de ensino da Emeron 2017.


Assessoria de Comunicação Institucional

  • Compartilhar esta matéria