Notícias do TJRO
 
18/04/2017 17:00

Atitude: Servidores do Judiciário inovam para colaborar com sustentabilidade

canecagarrafa3

Pequenas atitudes que podem contribuir para grandes mudanças. Os servidores da Secretaria Especial de Auditoria Interna e Controle - Seaic e Divisão de Contabilidade - Dicont resolveram fazer a parte deles na preservação do meio ambiente, iniciativa que se coaduna perfeitamente com o Plano de Sustentabilidade do Tribunal de Justiça de Rondônia.

canecagarrafa2Preocupados com o consumo sustentável de copos descartáveis, adotaram a utilização de garrafas tipo squeeze e canecas, com o objetivo de redução significativa na utilização dos copos descartáveis.Todos os 30 servidores do setor compraram canecas e garrafinhas para tomar água e café.

O consumo anual das duas unidades no exercício de 2016 foi de 17.500 copos, correspondente a uma média de consumo de 78 copos por dia útil. Com a utilização de canecas e garrafas, a meta para o consumo no exercício de 2017 é de 3.960 copos, equivalente à média de consumo de 15 copos diários. A meta de redução é, portanto, de 77%.

O consumo praticamente ficará restrito aos visitantes do setor, segundo os cálculos dos servidores. Para o auditor Vanderlei de Oliveira Souza, não é tanto pela economia de valores, mas pelo impacto que a ação pode representar ao meio ambiente. "Sabemos que o plástico demora algumas centenas de anos para se decompor, por isso tomamos essa medida, que esperamos servir de exemplo para os colegas de todo Judiciário", comentou.

canecagarrafa


Plano sustentável

A iniciativa do grupo antecipa uma ação do próprio Tribunal, que delineou o Plano de Logística Sustentável, previsto para ser lançado no próximo dia 27 no auditório do Edifício-sede, com a presença de Frederico Julio Goepfert Junior, Secretário de Controle Externo de Aquisições Logísticas do TCU, como palestrante. Ele trará a experiência exitosa do TCU na aquisição sustentável.

Outra ação, também dentro do PLS do Poder Judiciário de Rondônia já em andamento é a aquisição de canecas para todos os servidores do Judiciário. "Em todas as nossas aquisições e contratações serão observados os critérios de sustentabilidade e economicidade", defendeu o presidente do TJRO, desembargador Sansão Saldanha.


Assessoria de Comunicação Institucional

  • Compartilhar esta matéria