Notícias do TJRO
 
19/05/2014 15:43

Justiça Itinerante agendou audiências no Abrigo Único

A triagem feita no sábado identificou as demandas dos desabrigados e garantiu a ação para o próximo dia 24 

capa

A operação Justiça Rápida Itinerante realizou neste sábado, dia 17, uma triagem para agendamento de audiências no abrigo único, onde estão instalados os desabrigados da enchente do Rio Madeira. Ao todo foram 210 atendimentos, entre demandas judiciais, documentos e orientações sobre benefícios do INSS. A ação envolveu ainda parceiros como o Exército Brasileiro, que por meio da operação aciso levou atendimento médico e odontológico às famílias.

Os serviços foram instalados numa grande tenda, com espaço para atividades culturais às crianças tais como desenho, maquiagem e oficina de música, ministrada pela banda do exército. Outro serviço que atraiu muita gente foi o cabeleireiro.

Valdenice aproveitou para agendar a retirada do CPF e RG, pois teve seus documentos molhados pela enchente. “A vinda do serviço para o abrigo facilita muito para nós”, disse.

Tanto o exército, quanto a Poder Judiciário montaram salas de exibição de filmes. O primeiro voltada para o público infantil, o segundo com a temática dos direitos humanos. Entre os filmes apresentados, um curta de 15 minutos sobre a lei Maria da Penha, o que provocou uma discussão reveladora no local. A Juíza Sandra Silvestre, coordenadora da ação, detectou que há casos de violência doméstica no abrigo, por isso entende serem necessárias novas ações de conscientização com essa temática. “A ideia é trazer ações como a do exitoso projeto Abraço, que combate a violência doméstica”, disse.

A Justiça Itinerante deve voltar ao abrigo único no dia 24, quando realizará as audiências agendadas no último sábado. Todo o atendimento é gratuito e representa cidadania e acesso rápido e simples ao Judiciário.

Confira abaixo o álbum das atividades:

barracas

cabelo


comida




desenho

pintura

música

médico

cinema

Assessoria de Comunicação Institucional

  • Compartilhar esta matéria