Judiciário de Rondônia investe na formação de gerentes estratégicos
Durante quatro dias, técnicos e analistas do Poder Judiciário de Rondônia, participaram do Curso de Formação de Gerentes Estratégicos na Prática, no Centro de Treinamento do Tribunal de Justiça, em Porto Velho, com o objetivo de ampliar ainda mais a qualificação dos servidores que atuam diretamente no gerenciamento de projetos estratégicos e operacionais, por meio das quais são realizadas as atividades judiciais e administrativas no TJRO.
O curso é ministrado pelos professores Joel Azevedo e Jeann Karlo Vieira, com larga experiência em gestão de projetos na Administração Pública. Segundo Azevedo, a instituição e a sociedade são os maiores beneficiados dos resultados de projetos executados com êxito e alinhados à estratégia do Poder Judiciário. Para ele, não são necessárias ferramentas, nem instrumentos complexos para o alcance das metas que são estabelecidas pela instituição, pois as pessoas, a integração das necessidades e adequações necessárias ao andamento coeso da iniciativa implementada. "Antes de fazer é preciso sensibilizar, planejar e conversar", alertou o ministrante.
O público do curso, formado por pessoas de diversos setores, que vão desde áreas técnicas, de planejamento e execução orçamentária, até aquelas responsáveis pela gestão de pessoas, comunicação e tecnologia da informação. A diversidade do público possibilita interação e maior conhecimento, fazendo com que diferentes áreas de conhecimento e atuação institucional possam interagir e estabelecer "acordos" que possibilitem a realização dos projetos e o alcance dos objetivos essenciais ao desenvolvimento da instituição.
Segundo a coordenadora de Planejamento do TJRO, Rosângela Vieira, a capacitação é um instrumento que dará ainda mais possibilidade à instituição de gerir processos, projetos e pessoas para a busca dos resultados planejados. De acordo com as diretrizes e avaliações feitas pelo Comitê Gestor da Estratégia, durante o curso são realizados debates e dinâmicas em grupo que auxiliam na execução de projetos importantes para o Tribunal de Justiça, como o Processo Judicial Eletrônico (PJe), Planos Anual de Aquisições e Contratações, de Obras e Gestão por Competências.
Assessoria de Comunicação do TJRO