Notícias do TJRO
 
28/05/2014 18:23

Exibição de filme suscita debate sobre pioneirismo em Espigão do Oeste

 A comarca recebeu projeto que comemora o mês da Mães com arte e reflexão

expo1

A comemoração alusiva ao dia das Mães do Judiciário de Rondônia levou para a comarca de Espigão do Oeste, nesta semana, a exposição foto-poética “Fragmentos Femininos” e a exibição do filme “Poeira e Batom no Planalto Central”, programação itinerante que propõe a reflexão por meio de atrações artísticas e culturais. A mostra, composta por 12 fotografias de mulheres que representam os diferentes papeis femininos, inclusive o de mãe, é acompanhada de poemas, feitos pelas servidoras Nilza Menezes e Maria Inês, e ficará em exposição nos corredores do Fórum da comarca durante toda a semana.


Já o filme, foi exibido em duas sessões no plenário do Fórum na segunda-feira, dia 26, às 11h e às 16h. Na plateia servidores e estudantes apreciaram o documentário de Tânia Fontenele Mourão e Tânia Quaresma sobre a participação das mulheres na construção de Brasília. Ao todo foram ouvidas 50 mulheres, depoimentos que revelam a força e a importância da presença feminina nesse momento histórico marcante para o país. “Tem tudo a ver com a história de Espigão do Oeste. Aliás, com a própria história da formação do Estado de Rondônia”, escreveu um servidor na ficha de avaliação sobre a atividade.

No debate, o paralelo traçado entre a construção de Brasília e a formação do município foi bem comentada pelos presentes, sobretudo pela dificuldades encontradas pelos pioneiros tais como falta de água, energia, pavimentação (poeira), transporte, entre outros aspectos.

O servidor Ismar Tech, filho de um pioneiro da cidade, Martim Tech, lembrou que colher depoimentos como foi feito com as pioneiras no documentário poderia ajudar a fortalecer a história de Espigão. “Assim as futuras gerações conheceriam melhor o seu passado”, refletiu. Na mesma linha um estudante escreveu: “É importante mostrar o passado para aprimorarmos nosso caráter e nossas escolhas”.

Outro estudante da escola Sete de Setembro, a primeira de Espigão do Oeste, expressou na avaliação escrita que o filme “mostrou uma história do Brasil que não conhecíamos corretamente, a importância das mulheres na construção de Brasília e todo o trabalho realizado por pessoas de diferentes partes do país”.

A participação de servidores e estudantes promoveu ainda a integração do Poder Judiciário com a comunidade, fortalecendo o papel social da Justiça na difusão de direitos e garantias constitucionais.

As fotos da exposição, feitas por Ana Carolina Cardoso, também despertaram o interesse dos presentes, ainda mais pela grande representatividade de papéis que as mulheres assumem na sociedade. As servidoras da comarca lembraram que, recentemente, ao comemorar o dia das mães, foram feitas fotos de todas as mães do Fórum, como uma homenagem às profissionais da justiça que dividem seu tempo de trabalho com a maternidade.

Confira o álbum das atividades abaixo:

expo2 expo3

expo10

expo4

expo5

foto 24

expo9


Assessoria de comunicação Institucional

  • Compartilhar esta matéria