Notícias do TJRO
 
03/06/2014 20:18

Judiciário de Rondônia representado em curso de Segurança e Proteção de Autoridades Judiciais

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) realizou o primeiro Curso de Segurança de Autoridades Judiciais, em parceria com o Exército Brasileiro. A iniciativa inédita teve como objetivo preparar os magistrados para adotar estratégias e técnicas na defesa de sua própria integridade, de seus colegas juízes e de seus familiares em situações de risco ou de ameaças.

A formação contou com a participação de 31 juízes, dentre eles, o juiz Glodner Luiz Pauletto, membro do Comitê de Segurança Institucional do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, indicado pelo Presidente da Comissão, desembargador Isaías Fonseca, como representante do TJRO, no período de 26 a 31 de maio.

Durante os cinco dias de curso, foram repassadas as estratégias e técnicas de como o magistrado deve agir para evitar atentados e sequestros; técnicas de direção defensiva e evasiva; ações contra emboscadas; orientações para aparições em público; gerenciamento de crise, dentre outros conteúdos de extrema relevância para a segurança do juiz.

Segundo a Enfam, o Exército Brasileiro atendeu de pronto à solicitação e criou para este módulo piloto uma programação específica, de forma a atender a realidade dos juízes em seus Estados.

O evento contou com a participação especial do general de Exército, Alberto Mendes Cardoso, ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, no governo Fernando Henrique. O general conversou com os magistrados, falou de suas experiências na área de segurança pessoal e repassou conhecimentos técnicos. O plano da Enfam é ampliar essa formação para juízes de todo o País nos próximos dois anos.



Assessoria de Comunicação do TJRO

com informações da Enfam

  • Compartilhar esta matéria