Notícias do TJRO
 
09/06/2014 16:34

Justiça Rápida realizará 807 audiências de conciliação em Porto Velho


 O número é resultado das triagens realizadas em escolas da capital e no município de Candeias do Jamari

O Poder Judiciário de Rondônia, por meio da Operação Justiça Rápida Itinerante, fará 807 audiências de conciliação nas cidades de Porto Velho e Candeias do Jamari. O número expressivo de casos, para os quais se buscará solução por meio de acordo judicial, é resultado das triagens realizadas na última semana de maio, em escolas de várias regiões da capital e na câmara de vereadores de Candeias do Jamari.

As pessoas que procuraram a Justiça para a triagem, após atendimento pela equipe dos Juizados Especiais da comarca de Porto Velho, participarão das audiências entre os dias 24 e 28 de junho, nos mesmos locais em que foi feita a seleção dos casos. Os horários são pré-agendados. De acordo com a causa, as partes (pessoas envolvidas no processo) devem levar os documentos pessoais, outros que ajudem a comprovar o direito reclamado e até testemunhas.

Conciliação

A conciliação é uma forma pacífica e amigável para resolução de conflitos. Por meio de um acordo, as pessoas que têm um problema constroem, juntas, uma solução possível, que atenda aos interesses de ambas as partes. Quando as pessoas põem um ponto final numa disputa de maneira consensual, todos ganham com o resultado, pois não há vencedores nem vencidos e a Justiça pode realizar sua missão de maneira mais rápida e eficaz.

Durante a Operação Justiça Rápida, conflitos de menor potencial são solucionados por meio da conciliação, que é estimulada em todo o país como um dos meios de acelerar os julgamentos e diminuir o grande volume de litígios e processos judiciais no país. Além de Porto Velho, onde os trabalhos tiveram a coordenação da Corregedoria-Geral da Justiça, em todos os municípios do Estado, foram realizadas audiências da Megaoperação Justiça Rápida no último dia 31.

Assessoria de Comunicação do TJRO

  • Compartilhar esta matéria