Notícias do TJRO
 
13/06/2014 14:44

Emeron avança na formação de servidores e magistrados do TJRO

Foi concluído esta semana mais um curso de formação realizado pela Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron) a servidores do Poder Judiciário. Trata-se da capacitação “Ética Profissional”, que ocorreu no Centro de Treinamento do Tribunal de Justiça (TJRO), estrutura que a instituição mantém para aprimorar os conhecimentos e habilidades de técnicos judiciários, analistas, juízes e desembargadores.

A dinâmica de aperfeiçoamento da aprendizagem organizacional é o projeto por meio do qual o TJRO planeja (no ano anterior) os cursos e outras formações que são necessárias para o desenvolvimento do Judiciário e melhoria no atendimento das demandas da sociedade. Só no primeiro semestre de 2014, foram realizados 22 cursos de formação, com foco na prestação jurisdicional e atualização nas ciências jurídicas e sociais para servidores e magistrados. Desses 22 cursos, cinco foram direcionados exclusivamente para juízes;  seis para magistrados e servidores e os outros 11 cursos direcionados aos servidores do TJRO, em Porto Velho e Ji-Paraná.

Além disso, ainda no mês de  março, houve a Certificação da turma 2012 – Pós Graduação em Direito para a Carreira da Magistratura, a primeira do Estado. Outras duas turmas de especialização nas áreas de Gestão Pública e Administração Judiciária estão em andamento, com aulas aos finais de semana, em períodos determinados, para juízes e servidores.

Responsabilidade social

Nesse período, além de formação, a responsabilidade social também foi destacada, por meio da realização da Mostra Cultural “Descobrindo Talentos na Rede de Atendimento Psicossocial de Porto Velho- RAPS/USS/RO”. O trabalho pioneiro teve o objetivo de contribuir com a socialização dos cidadãos com sofrimento ou transtorno mental.

A Escola da Magistratura de Rondônia atua de forma densa e planejada, buscando ampliar ainda mais a qualificação de magistrados e servidores da Justiça estadual. O balanço desse primeiro semestre demonstra a constante preocupação da instituição em melhorar os serviços prestados pelo Judiciário à sociedade, por meio do ensino e troca de experiências de forma continuada.

Comarcas

No segundo semestre de 2014 a programação está repleta de formações e mais cursos de qualificação profissional em diversas comarcas, como Ji-Paraná, Ariquemes, Ouro Preto do Oeste,Rolim de Moura e Vilhena, ampliando ainda mais a atuação da Emeron também no 1º grau de jurisdição.

Instrutoria interna

Parte dos cursos já realizados ou os planejados para a segunda metade deste ano tem como instrutores servidores ou juízes do Judiciário de Rondônia, que mantem projeto para formação de formadores por meio da Emeron. Atualmente a Escola é dirigida pelo desembargador Sansão Saldanha, tendo o juiz Ilisir Bueno como vice-diretor.

Assessoria de Comunicação do TJRO

  • Compartilhar esta matéria