Notícias do TJRO
 
09/07/2014 15:00

TJ investe na formação de liderança para gestores

editado consusltor

Especialista na área aplica oficina a 200 servidores

Com foco no objetivo estratégico da instituição – promover Justiça para a sociedade – o Tribunal de Justiça de Rondônia investe na formação de seus gestores num quesito que vem sendo considerado fundamental para a melhoria do clima de qualquer organização: a liderança. A formação, aplicada por Oscar Motomora, consultor com 35 anos de experiência na área, acontece em duas turmas distintas, no auditório do Tribunal de Contas do Estado. Ao todo 200 servidores passam pela capacitação que inclui as mais modernas técnicas de gestão participativa, dinâmica organizacional, desempenho e influência positivos.

Em avaliação feita no programa de gestão por competência, a liderança, qualidade essencial aos servidores que têm responsabilidade de orientar equipes, precisa ser melhor desenvolvida, sobretudo dentro de uma perspectiva mais moderna da administração público. Diante disso, o setor de capacitação do TJRO desenvolveu o “Programa de desenvolvimento de liderança no Judiciário”, que tem diretrizes pensar estrategicamente a instituição, lidar com desafios inéditos por meio de soluções criativas; liderar em contextos de alta incerteza; capacidade de “motivar” e integrar grandes grupos; capacidade de “fazer acontecer” com excelência.

Para desenvolver essas habilidades os consultor trabalha com dinâmicas de interação com os servidores, utilizando vídeos e situações de estímulos para reflexão e discussão. Questões filosóficas também são colocadas para trazer à tona a ética no trabalho. “Temos de cultivar o senso de julgamento”, destacou o consultor num dos debates propostos. “Boas decisões em todos os níveis da organização pressupõem pessoas, que independente do cargo que ocupam, querem transcender as limitações e com sabedoria chegar aos resultados”, completou.

Para o servidor Paulo Leite, da divisão de compras do TJRO, as situações propostas provocam reflexão e autoconhecimento. “Precisávamos mesmo de uma capacitação deste nível”, disse, estimulado com as técnicas, que segundo ele, são possíveis de serem aplicadas.

Terezinha Paulino, do Conselho da Magistratura, também avalia a capacitação como um desafio novo aos servidores. “É preciso criar uma cultura, mudar o ambiente organizacional em todos os níveis, do mais baixo ao mais alto cargo”, opinou ao apontando outros aspectos que precisam ser observados para que o perfil do líder contemporâneo seja adotado dentro do judiciário.

A capacitação começou nesta terça-feira, dia 8, e irá até sexta-feira, dia 11, sexta-feira, em duas turmas de 100 servidores cada.

editada servidora


editado servidores 3

editado servidores

editado consultor b

Assessoria de Comunicação Institucional

  • Compartilhar esta matéria