Notícias do TJRO
 
17/02/2022 17:51

Iniciativa foi da Corregedoria-Geral da Justiça, com apoio do núcleo de sustentabilidade do TJRO

 CGJcapsulas3

Foram entregues mais de 500 gramas de cápsulas utilizadas de café expresso, que foram coletadas no Judiciário de Rondônia e serão reaproveitadas como vasos de pequenas plantas e hortaliças na Unidade de Internação Masculina Sentenciado de Porto Velho. A iniciativa envolveu toda a equipe da Corregedoria-Geral da Justiça, que buscou junto ao Núcleo de Acessibilidade, Inclusão e Gestão Socioambiental do Tribunal de Justiça (Nages), para dar solução ao descarte desses resíduos, comuns no dia a dia de trabalho.

CGJcapsulasNo último dia 15 de fevereiro, a Corregedoria entregou ao Nages dezenas de embalagens de cápsulas de café vazias e limpas (0,51 kg), que foram entregues na UIMS, para que sejam utilizadas no trabalho de socioeducação de adolescentes internos, com a produção de sementeiras e mini vasos de jardim. “Essa parceria tem trazido oportunidade aos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de internação a novas vivências, favorecendo o conhecimento sobre métodos de compostagem”, afirmou Jaqueline Arinos de Souza, assistente social da unidade. Segundo ela, a doação dará a possibilidade da execução de um projeto que já vem sendo desenvolvido com o aproveitamento de produtos que geralmente são descartados, mas que podem ser reutilizados e aproveitados.  “No nosso caso iremos utilizá-los neste primeiro momento como sementeiras”, informou Jaqueline. Para isso, ela contará com o apoio do Poder Judiciário, que, por meio da mentoria da engenheira florestal Samira Alvim, que integra a equipe do Nages/TJRO, dará orientações técnicas para a execução do projeto.

CGJcapsulas2O Judiciário de Rondônia, por intermédio do Núcleo, que é parte do Gabinete de Governança da instituição, desenvolve e apoia diversas iniciativas para tornar a Justiça de Rondônia cada vez mais sustentável e inclusiva. Exemplo disso é a ação desenvolvida desde o ano passado, que resulta na coleta de resíduos domésticos e do cotidiano de trabalho por servidores, servidoras, magistrados e magistradas do Fórum Geral de Porto Velho. Garrafas de plástico, papelão e outros materiais são doados aos integrantes da Cooperativa de Catadores Catanorte, que separam e comercializam para a indústria de reciclagem. O projeto foi ampliado, também, ao edifício-sede do TJRO, na capital, e tem tido grande adesão, mesmo com parte das equipes trabalhando remotamente.



Assessoria de Comunicação Institucional

  • Compartilhar esta matéria