Notícias do TJRO
 
20/08/2022 19:48

Coordenadoria de Mulheres orienta a população com a divulgação de canais de denúncias

SINALVERMELHO

A Coordenadoria de Mulheres do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia está presente na Exposição 40 anos do Poder Judiciário com a divulgação da Campanha Sinal Vermelho, um instrumento de denúncia contra a violência doméstica e familiar.

Essa Campanha foi criada em junho de 2020, pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Posteriormente, em 2021, em razão da Campanha, foi promulgada a Lei Federal n. 14.188/2021, onde dispõe que repartições públicas e entidades privadas deverão realizar campanhas informativas e capacitação permanente dos profissionais pertencentes ao programa.

Com um “X” na palma da mão, a mulher pode pedir ajuda para qualquer estabelecimento privado, onde o atendente irá chamar a polícia. Por isso, um banner com informações importantes está fixado para orientar os cidadãos sobre a mobilização e as formas de agir.

Segundo a Coordenadoria de Mulheres do TJRO, no Brasil, essa ideia abriu uma nova era de enfrentamento à cultura de agressões ao público feminino. O Poder Judiciário de Rondônia aderiu à iniciativa que tem integrado os poderes e a sociedade na luta para tirar o país do estigma de ser o quinto mais perigoso do mundo para a mulher viver.

Dados da pesquisa “Visível e Invisível”, encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública junto ao Instituto Datafolha, demonstram que uma em cada quatro mulheres acima de 16 anos afirma ter sofrido algum tipo de violência no Brasil, entre agosto de 2020 e julho de 2021, durante a pandemia da covid19. São 17.000.000 de mulheres que sofreram violência física, psicológica ou sexual nesse período. Esse número representa 24,4% da população feminina, com mais de 16 anos, que reside no Brasil

Shopping

A Exposição de 40 anos do Poder Judiciário de Rondônia apresenta a história e serviços da Justiça rondoniense à população que visita o Porto Velho Shopping. Além de audiências, ações de educação ambiental, mesas de debates e outras atividades, como a orientação aos cidadãos feita pela Coordenadoria de Mulheres do TJRO. São parceiros da ação a  AMB, o CNJ, a Coordenadoria da Mulher, a Associação dos Magistrados de Rondônia, o Fórum Nacional de Violência Doméstica(FONAVID) e o Colégio de Coordenadores da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (COCEVID).


Assessoria de Comunicação Institucional

  • Compartilhar esta matéria