Notícias do TJRO
 
25/08/2022 15:53

img 0753 52308205642 o

Evento é sediado pelo Tribunal de Justiça de Goiás 


O presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, desembargador Marcos Alaor Diniz Grangeia, participa esta semana do 3º Encontro do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre). A abertura foi realizada na quarta-feira, 24, pelo anfitrião do evento, presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Carlos França, no Plenário do TJGO, e pelo presidente do Tribunal de Justiça do Paraná e presidente do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre), José Laurindo de Souza Netto. Durante o evento, também serão apresentadas práticas desenvolvidas pelo TJRO que buscam o aperfeiçoamento da Justiça. 

A abertura do 3º Consepre contou com as apresentações da Orquestra de Violeiros do Estado de Goiás, sob a regência de Geraldo Alves Pereira, e do Grupo de Catira de Bela Vista de Goiás, sob a coordenação de João Nogueira.

Até sexta-feira (26), os dirigentes dos tribunais dos 26 estados e do Distrito Federal, além de juízas e juízes auxiliares das presidências, participarão de palestras e painéis com temas que vão ao encontro dos objetivos do Colegiado, como a autonomia administrativa e financeira dos tribunais e o poder de controle do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), tema que será abordado na quinta-feira (25), na palestra do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e futuro Corregedor Nacional de Justiça, Luís Felipe Salomão.

A cerimônia de abertura contou com a presença do governador de Goiás, Ronaldo Caiado; do ouvidor nacional de Justiça e Conselheiro do Conselho Nacional de Justiça(CNJ), Luiz Fernando Bandeira de Mello; do conselheiro do CNJ, Marcello Terto; do procurador-geral da Justiça, Aylton Flávio Vechi; do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil de Goiás (OABGO), Rafael Lara; do presidente do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO), conselheiro Edson Ferrari; do presidente do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCMGO), Joaquim de Castro; da presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (ASMEGO), juíza Patrícia Carrijo; e do prefeito de Goiânia, Rogério Cruz. Também prestigiaram a solenidade diversas outras autoridades, desembargadores(as), juízes(as) e servidores(as).

O presidente do TJGO, além de expressar satisfação em receber os colegas presidentes dos tribunais de justiça de todo o país, destacou aos participantes que o Estado de Goiás, além de sua gente hospitaleira e alegre, conta com muitas riquezas culturais e naturais, e possui um sistema de justiça atuante, com Ministério Público forte, uma advocacia combativa e com uma magistratura e corpo funcional que dá exemplo de atuação e produtividade. "Nos próximos dois dias teremos oportunidade de debater temas relevantes que irão surtir efeito para a sociedade, pois o Poder Judiciário indo bem a sociedade recebe os efeitos dessa atuação de forma positiva. Num ano de eleições, o que significa que a democracia prevalece e deve ser sempre cultuada e respeitada, o Poder Judiciário estará presente, por meio da Justiça Estadual, que tem 60 milhões de processos sob a sua condução, e também da Justiça Eleitoral-TRE e TSE", afirmou.


WhatsApp Image 2022 08 25 at 13.04.37

Práticas do TJRO

O evento também terá espaço para exposição de boas práticas desenvolvidas pelos tribunais de todo país. A finalidade é ampliar a troca de ideias e otimizar os trabalhos do Judiciário em todo o País, por meio do uso de experiências já em execução. As práticas foram selecionadas por apresentarem ações que representam um avanço da função principal do Poder Judiciário, o de julgar as demandas dos jurisdicionados. De Rondônia, o juiz Rinaldo Forti, secretário-geral do TJRO, vai apresentar o projeto "Fórum Digital", e o juiz Ilisir Bueno Rodrigues, auxiliar da presidência, juntamente com a secretária de tecnologia, Ângela Carmem, e o servidor Felipe Colen vão apresentar um projeto de inteligência artificial em parceria com TJSE e TJSC

O 3º Consepre será encerrado na sexta-feira (26), com a leitura e aprovação da Carta de Goiânia.



Assessoria de Comunicação Institucional

com informações do TJGO 

  • Compartilhar esta matéria