Crianças têm dia de festa no pré-lançamento do Projeto “Apadrinhando Uma História”
O pré-lançamento do projeto “Apadrinhando Uma História” ocorreu durante “Brincando no Parque”, evento que ocorreu no parque circuito (Parque das Seringueiras), no último sábado, dia 18, para proporcionar a crianças e adolescentes um dia de lazer junto à comunidade, numa espécie de festa do Dia das Crianças prorrogado.
Atividades esportivas, pula-pula, esportes radicais, brincadeiras educativas sobre o trânsito, gincanas, brindes, pipoca e espaço de sobra para correr e brincar estão na lista de atrativos para as centenas de convidados que atenderam ao convite para o evento. Entre os pequenos e felizes participantes, crianças e adolescentes que vivem em abrigos de Porto Velho, que sob a monitoria de cuidadores, servidores e estagiários de Psicologia e Serviço Social, participaram das brincadeiras e se divertiram. “A atividade lúdica do evento concede benefícios às crianças e adolescentes dos orfanatos e abrigos, de brincarem e terem contato com outras crianças” disse Sônia Maria, cuidadora social da Casa Moradia.
Apadrinhamento
Entre os organizadores da ação no parque, a Comissão Estadual Judiciária de Adoção do Tribunal de Justiça de Rondônia (CEJA), órgão do Judiciário rondoniense que é um dos parceiros na realização do projeto “Apadrinhando Uma História”. De acordo com Carol Modesto, secretário da CEJA, esse projeto dará a oportunidade para que pessoas solidárias e participativas possam apadrinhar com atenção e carinho crianças que vivem nos abrigos à espera de adoção.
Além da CEJA, o Serviço de Acolhimento Institucional (SAIN) e secretarias municipais também participaram da ação. Para a titular da Secretária Municipal de Assistência Social (Semas), Josélia Ferreira da Silva, o projeto que visa ao apadrinhamento social é relevante para a sociedade e proporciona agilidade do processo para as pessoas que têm o interesse de apadrinhar uma criança que está vivendo num dos abrigos municipais.
O projeto de apadrinhamento é idealizado pelas equipes do 2º Juizado de Infância e Juventude, SAIN, Semas, Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude do Ministério Público e Comissão Estadual Judiciária de Adoção, órgão da Corregedoria-Geral da Justiça de Rondônia. O lançamento será dia 28 de outubro, no auditório do TJRO.
Assessoria de Comunicação Institucional