A Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron) dá continuidade nesta semana, de segunda (9) a sexta-feira (13), ao ciclo de lives “O uso da IA no Poder Judiciário”, no canal da Emeron no YouTube. Com o objetivo de oferecer uma formação básica de nivelamento sobre inteligência artificial (IA) ao público interno do Tribunal de Justiça de Rondônia, as atividades começaram em outubro e seguem até o dia 19 de dezembro.
Nesta segunda-feira, 9, o juiz federal do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) Rodrigo Gonçalves de Souza, ainda dentro do tema da Cultura de Inovação com IA (iniciado nas lives da semana passada), apresentará o conteúdo “Superando Desafios de Inovação com IA”. Ele abordará os principais desafios para integrar IA na cultura de inovação organizacional e as estratégias para superar barreiras e maximizar o impacto da IA na inovação.
Rodrigo é doutor em Direitos Humanos pela Universidade Federal de Goiás e tem experiência na área de Direito com ênfase em Direito Civil e Direito Previdenciário. O magistrado também participa de projetos profissionais na área de tecnologia e inteligência artificial.
Na terça-feira, 10, a juíza da 1ª Vara de Fazenda Pública da comarca de Porto Velho, Inês Moreira da Costa, dará início ao tema da Experiência com IA por magistrados(as) e servidores(as), com o conteúdo “IA na atividade fim de gabinete e cartório”. Na quarta-feira, 11, o tema também será ministrado pela gestora de equipe da Secretaria Judiciária do 1ª Grau do TJRO, Alessandra Maciel Pereira.
Já na quinta-feira, 12, o ciclo de lives inicia o tema “IA na atividade fim de apoio (oficiais de justiça, psicólogos, contadores, comunicadores etc.)”, com o coordenador da Central de Mandados, Renan Correia Lima. As palestras sobre o tema ainda terão a participação da psicóloga e mediadora do TJRO Isabela Cristina Paludo, na sexta-feira (13). O ciclo retorna na segunda-feira, 16, com a coordenadora de comunicação do TJRO, Ana Lídia Daibes, e o analista judiciário e especialista em Matemática Alisson Gleike Moraes, que palestra na terça (17).
Para finalizar a temática e o ciclo de lives, o coordenador e Vice-diretor da Emeron, juiz Johnny Clemes, receberá o juiz Secretário-Geral do TJRO, Rinaldo Forti Silva, no dia 18, e os Secretários de Gestão de Pessoas, Gustavo Nicocelli, e Administrativa do TJRO, Elaine Piacentini, no dia 19.
As transmissões acontecem às 13h, com duração mínima de 20 minutos, no canal da Emeron no YouTube (youtube.com/escolaemeron). Os participantes que acompanharem as lives receberão certificação mediante preenchimento de formulário disponibilizado na descrição do vídeo, durante as transmissões.
Assessoria de Comunicação – Emeron