A Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron), vinculada ao Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), celebrou um convênio com a Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT) e a Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (FAPTO) para a oferta de um mestrado em Governança e Transformação Digital.
O objetivo é capacitar e aperfeiçoar profissionais da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do TJRO no desenvolvimento de competências relacionadas à governança e à transformação digital, com vistas a melhorar a eficiência da gestão do Tribunal de Justiça de Rondônia.
Além disso, a ideia é formar profissionais que possam atuar como pesquisadores(as) com conhecimentos teórico-metodológicos para que sejam capazes de convergir os benefícios da governança e das transformações digitais para atender aos desafios atuais da gestão pública e o papel do Estado Contemporâneo em seus processos institucionais e organizacionais.
O convênio foi celebrado considerando a necessidade de articulação de instituições públicas engajadas no propósito de produzir conhecimento para o preenchimento da lacuna científica existente na região norte do país e para aprofundar o conhecimento a respeito de técnicas de pesquisa científica que possibilitem estudos sistematizados com consequentes reflexos nas soluções de problemas vivenciados pela administração pública.
O documento, publicado no Diário da Justiça Eletrônico do dia 20 de dezembro, lista as obrigações de cada parte, custos, etapas, professores participantes e produtos a serem entregues ao final da formação. A previsão de investimento do TJRO é de R$ 1,5 milhão em dois anos.
O convênio foi assinado pelo desembargador Alexandre Miguel (Diretor da Emeron), Dr. Luís Eduardo Bovolato (Reitor da UFT) e pelo Dr. Léo Araújo da Silva (Diretor-geral da FAPTO).
O processo seletivo está previsto para acontecer no início de 2025, conforme edital a ser publicado pela UFT e divulgado nos canais da Emeron e TJRO.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron