O Tribunal de Justiça de Rondônia promove nesta terça-feira, 10, uma programação especial em alusão aos 15 anos do Projeto Abraço, uma iniciativa inovadora que consiste em aplicar pena alternativa aos agressores.
O destaque da programação é a palestra da conselheira de Notório Saber do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM), Alice Bianchini. O desembargador do TJRO, coordenador da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência e idealizador do projeto Abraço, Álvaro Kalix Ferro, também abordará o tema “Gênero e masculinidades no enfrentamento a violência contra a mulher”. A programação será no auditório do Edifício-sede do TJRO.
Projeto Abraço
Realizado desde 2009, o projeto prevê que em vez de condenar pagamento em pecúnias ou determinar a prisão, que só perpetuariam a violência doméstica, o juiz determina a eles a participação obrigatória em dez reuniões de cunho terapêutico. Os resultados são surpreendentes, sobretudo pela não reincidência.
O projeto também contempla as mulheres agredidas, que ganham apoio e empoderamento nas reuniões, tornando-as mais fortes para conseguir sair do ciclo da violência. O projeto tem comprovadamente disseminado a paz nas famílias, independentemente da decisão dos casais de permanecerem juntos ou se separarem.
Assessoria de Comunicação Institucional