O Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), por meio do Núcleo de Sustentabilidade, Inclusão e Gestão Socioambiental (Nages), promove as “Olimpíadas da Sustentabilidade: queremos o ouro!”, uma iniciativa inovadora para sensibilizar servidores(as), magistrados(as) e colaboradores(as) sobre as diretrizes do Plano de Sustentabilidade. O objetivo é nivelar o conhecimento para a adoção de práticas sustentáveis no ambiente de trabalho e aumentar a participação em iniciativas que contribuam para a construção de um futuro mais sustentável.
Queremos o ouro!
Para que os servidores(as) do TJRO alcancem o ouro nas Olimpíadas da Sustentabilidade, é fundamental o comprometimento com as ações propostas pelo Plano de Sustentabilidade.
O desempenho ambiental do TJRO alcançou o resultado de 77,3%, sendo classificado na segunda colocação no ranking do Índice de Desempenho de Sustentabilidade (IDS) da justiça estadual, divulgado em 2024, referente ao ano de 2023, ficando apenas um décimo atrás do primeiro colocado. A meta agora é superar esse resultado e garantir o primeiro lugar no próximo balanço, a ser divulgado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em 2025, referente ao desempenho de 2024.
A participação ativa e a adoção de práticas socioambientais no dia a dia são essenciais para: reduzir o consumo de recursos naturais, promover a reciclagem, economizar energia e participar de iniciativas voltadas ao equilíbrio ambiental. A conscientização dessas ações será promovida por gestores e líderes de setores, que têm um papel-chave na disseminação das diretrizes da campanha.
Oficina de Preparação
A primeira oficina de preparação foi realizada dia 8 de outubro, com a participação de gestores(as) das unidades. A assistente técnica, Samira Alvim de Siqueira, explicou que a liderança será determinante para transformar diretrizes em ações concretas. “Cabe a cada um incentivar suas equipes a abraçarem essa causa, dialogarem e se comprometerem para alcançar um desempenho de destaque”, ressaltou.
A juíza auxiliar da presidência, presidente do comitê gestor do plano de sustentabilidade, Karina Miguel Sobral, ressaltou a importância de pensar sobre o tema em cada deliberação. “Enquanto gestores, estamos a todo o momento tomando decisões para diversos projetos. É importante que nessas decisões não se tenha apenas o olhar estratégico, de gestão, mas também o olhar sob o prisma da sustentabilidade”, pontuou.
Mobilização e Comprometimento
A campanha será acompanhada por feedbacks e sugestões das equipes, que serão registrados e encaminhados ao Núcleo de Gestão Socioambiental (Nages). Além disso, o engajamento coletivo dos(as) servidores(as) será monitorado, incentivando o diálogo e a colaboração para o cumprimento das metas de sustentabilidade.
Vamos melhorar o desempenho ambiental do Tribunal?
O comprometimento de cada unidade será fundamental para levar o Tribunal ao topo do ranking. Sua atitude ajuda nessa conquista, veja como:
- Utilizar canecas ou garrafas próprias, deixando o copo descartável apenas para o público externo;
- Antes de imprimir, pensar se é realmente necessário;
- Deixar os computadores desligados quando não estiverem em uso;
- Manter a temperatura do Ar condicionado entre 23º e 25º;
- Descartar os resíduos nos coletores indicados pelo tipo: reciclável, não reciclável e orgânico;
- Engajar nas ações do nosso Plano de sustentabilidade.
Baixe aqui a cartilha e fique por dentro de tudo das Olimpíadas da Sustentabilidade: queremos o ouro!
O TJRO conta com a participação de todos para que, juntos, possamos alcançar "o ouro" em sustentabilidade!
Assessoria de Comunicação Institucional