Na última segunda-feira, representantes do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) participaram de uma reunião na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) para a apresentação do Geoportal, sistema que permite o acesso, visualização, análise e compartilhamento de dados geoespaciais.
Durante o encontro, técnicos da Sedam demonstraram o potencial da ferramenta como suporte à tomada de decisões e à elaboração de sentenças judiciais, especialmente em processos relacionados a danos ambientais. Representando o TJRO, estiveram presentes a juíza Duília Sgrott Reis, coordenadora do Sirenejud, além de analistas e técnicos do mesmo núcleo.
A apresentação foi conduzida pelo secretário da Sedam, Marco Antonio Lagos, acompanhado dos técnicos Charles Barata, Leandro de Oliveira Almeida e Jeovane Souza, que destacaram as funcionalidades do Geoportal e sua aplicação na instrução processual e na tomada de decisões no âmbito judicial e administrativo. A ferramenta permite análises espaciais e temporais detalhadas, o que representa um importante avanço no enfrentamento às infrações ambientais.
A reunião também contou com a presença da promotora de Justiça Valéria Giumelli Canestrini, dos analistas do TJRO e membros do Sirenejud, Álisson Gleike Moraes e Igor Marcone Silva, além do assessor Ítalo Lucas da Silva Nunes.
Na ocasião, foi discutida a possibilidade de oferta de um curso sobre o uso do Geoportal para magistrados do Poder Judiciário de Rondônia, bem como a elaboração de um tutorial de uso da ferramenta, visando ampliar sua aplicação prática no âmbito judicial.
Assessoria de Comunicação Institucional